Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Agosto Azul Secretaria de Saúde libera exames de PSA aos homens com mais de 40 anos

Todos já contam com data, local e horários pré-agendados, evitando filas e aglomerações

As restrições impostas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), impedem a realização dos encontros com palestras e diversos exames preventivos do movimento Agosto Azul em Pato Bragado. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde foi em busca de uma nova alternativa para o público masculino.

A secretária da pasta, Neusa Inês Schirmann explica que com base na relação de homens com mais de 40 anos que em 2019 participaram da palestra com o urologista, Carlos Augusto Barreira, a secretaria está promovendo , por intermédio das agentes comunitárias de saúde, a entrega da liberação de exames de PSA, com dia, horário e laboratório determinado para a realização da coleta. “Os laboratórios, por sua vez, enviarão os resultados à Secretaria, sendo que os que apresentarem alterações no diagnóstico, serão encaminhados para consulta médica e os demais serão devolvidos aos pacientes”, detalha.

Neusa menciona que feito isso, o público masculino restante da área de abrangência de cada agente comunitária de saúde, também será convocado para realização dos exames pré-agendados. Ela conta que as recomendações de preparo para a coleta do exame foram impressas e também são repassadas na ocasião, juntamente com material explicativo sobre as medidas preventivas e de promoção à saúde, principalmente na intenção de evitar o câncer de próstata.

 

Foto Autor. exames Agosto Azul 5 – Agentes comunitárias de Saúde, ladeadas pela secretária de Saúde, Neusa Schirmann, diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist

 

Fotos Autor. Exames Agosto Azul 1, 10 e 12 – Público masculino recebe nas residências, pelas agentes de saúde, a liberação de exames de PSA.

TOPO