FarmaVidda
Cotidiano

Boletim semanal aponta 579 casos positivos de dengue em Cascavel

Três pessoas morreram vítimas da doença na cidade.

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta manhã (16), dados atualizados da dengue em Cascavel. Até o dia 14 de maio, o Município contabilizou 579 casos positivos da doença. São 2.293 notificações, com 520 casos descartados e outros 1.192 aguardando resultado. Três pessoas morreram vítimas da doença na cidade.

Do total de casos positivos, 97 foram confirmados após avaliação clínica epidemiológica, pois são casos notificados em que o paciente não realizou a coleta de exames.A diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, explica que, nessas situações, a partir dos dados clínicos (sinais e sintomas), somados aos dados do endereço do paciente – LirAa da localidade, número de casos já positivados – a Vigilância Epidemiológica encerra o caso por esse critério.

Neste último Boletim percebe-se, também, que nas últimas três semanas houve redução de casos notificados. “Podemos considerar essa queda, já como resultado do Mutirão de Limpeza que vem ocorrendo desde o dia 11 de março em nossa cidade”, explica Beatriz. Segundo ela, apesar da diminuição dos casos notificados, ainda temos muitos exames para serem coletados e muitos para recebermos resultados, o que significa que poderemos ter aumento de casos positivos.

A diretora alerta que, apesar da queda na temperatura, os cuidados com o Aedes não podem parar. Em inspeção realizada esta semana, Agentes Comunitários de Saúde encontraram larvas do mosquito dentro das residências. “Aquela checagem semanal do quintal e da residência para eliminação de focos do Aedes deve permanecer mesmo durante o período de temperaturas mais amenas”, orienta Beatriz Tambosi.

com informações da catve
TOPO