Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Cidades do RS registram neve e chuva congelada

Pelo menos quatro cidades do Rio Grande do Sul registraram neve e chuva congelada a partir do início da tarde da quinta-feira (20). Segundo a Somar Meteorologia, em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na serra gaúcha, houve neve e chuva congelada ao mesmo tempo.

Já em Nova Petrópolis e em São José dos Ausentes, moradores registraram chuva congelada.

Cidades do RS registram chuva congelada nesta quinta (20)

Cidades do RS registram chuva congelada nesta quinta (20)

O estudante Cláudio Júnior, morador de São Francisco de Paula há 33 anos, diz que testemunhou nevar por lá cerca de 10 vezes. A maior foi em 1992, segundo ele, em que calçadas e telhados ficaram cobertos de neve.

Desta vez, não durou muito, entre 10min e 15min, por volta das 15h30, mas que tocava o solo e derretia em seguida. A expectativa, no entanto, não diminui. Ele espera que, caso a temperatura caia mais e a umidade se mantenha, consiga ver uma nevasca mais intensa.

“Teve primeiro uma garoa, a chuva congelada, que aqui chamam de ‘carolinho’. Depois, veio o ‘capucho’, o legítimo floco de neve, que é mais leve e cai mais lentamente. Não houve acúmulo. A temperatura ainda tá elevada. Acredito que pro fim da tarde, se continuar a umidade, deva nevar”, afirma.

Marcos e Estevão Weiler conseguiram brincar com a neve em São Francisco de Paula nesta quinta-feira (20) — Foto: Ester Braun Weiler/Arquivo Pessoal

Marcos e Estevão Weiler conseguiram brincar com a neve em São Francisco de Paula nesta quinta-feira (20) — Foto: Ester Braun Weiler/Arquivo Pessoal

Veja as temperaturas mais baixas registradas pela estação do Inmet às 14h desta quinta-feira (20):

  • São José dos Ausentes: 3,4°C
  • Canela: 3,6°C
  • Cambará do Sul: 4,6°C
  • Bento Gonçalves: 5,4°C
  • Vacaria: 7,3°C
Luciano Weiler conseguiu fazer um boneco de neve em miniatura em São Francisco de Paula nesta quinta-feira (20) — Foto: Ester Braun Weiler / Arquivo Pessoal

Luciano Weiler conseguiu fazer um boneco de neve em miniatura em São Francisco de Paula nesta quinta-feira (20) — Foto: Ester Braun Weiler / Arquivo Pessoal

De acordo com a meteorologista da Somar, Cátia Valente, há casos em que ambos os fenômenos ocorrem ao mesmo tempo. Segundo ela, a chuva congelada acontece quando a água das precipitações atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície.

Já a neve é uma precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo — ou seja, a água precipita já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20ºC, mas só chegam em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada ou congelante, em que o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta.

Cambará do Sul registra registra chuva congelada nesta quinta-feira (20)

Chance neve em outras cidades da Serra

Nos altos da serra gaúcha, ainda é possível que neve entre quinta e sexta-feira (21). A próxima madrugada será de tempo instável na Serra.

De acordo com a Somar, ainda tem nebulosidade deixada após a passagem de uma frente fria, e o ar polar já está avançando, por isso há chance para nevar nas áreas serranas durante a madrugada e até no período da manhã.

Condições climáticas estão favoráveis à neve nas serras gaúcha e catarinense

Veja a previsão do tempo em algumas cidades da Serra:

  • Cambará do Sul -2ºC/9ºC
  • Encruzilhada do Sul 1ºC/15ºC
  • São José dos Ausentes -4ºC/6ºC
  • Bom Jesus -3ºC/8ºC
  • Caxias do Sul 1ºC/10ºC
  • Bento Gonçalves 1ºC/11ºC
  • Vacaria -3ºC/8ºC
  • Gramado 0ºC/8ºC
  • Canela 0ºC/8ºC

Com informação Gabriela Clemente e Matheus Beck, G1 RS

TOPO