Dengue Pato
Bike Refran
Prefeitura de Mercedes
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
IPTU
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Comitê gestor define novas medidas para enfrentamento ao coronavírus em Maripá

O Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Maripá se reuniu na manhã da sexta-feira (3) para discutir novas medidas de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus – Covid-19. Até o momento, Maripá teve dois casos investigados, que foram descartados após os exames registrarem resultado negativo.

Nesta tarde, um novo decreto foi publicado pelo Governo Municipal para vigorar a partir de segunda-feira (6), visto que o atual decreto tem validade no domingo (5). Segundo o prefeito Anderson Bento Maria, planos de contingência estão sendo elaborados para vários setores como saúde, educação e comércio, por exemplo, a fim de organizar estratégias que orientem a atuação, além de reforçar as medidas de prevenção à doença.

MÁSCARAS CASEIRAS – Conforme orientação do Ministério da Saúde, a população em geral, pode fazer uso de máscaras caseiras quando necessário sair de casa. Esta é uma medida simples que pode auxiliar na prevenção da doença, sem esquecer dos demais cuidados como lavar as mãos com frequência. É importante lembrar que este tipo de máscara pode ser usada apenas por pessoas que não tem sintomas para proteção individual. Pessoas com sintomas e profissionais de saúde devem utilizar máscaras específicas para total proteção.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente e que tenham, pelo menos, duas camadas de pano.

ISOLAMENTO SOCIAL – A recomendação para que as pessoas pertencentes à grupo de risco permaneçam em casa em isolamento social continua e é imprescindível para prevenção. Gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas graves e pessoas com idade acima de 60 anos, salvo deslocamentos necessários para atendimento médico, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde devem permanecer em casa. A recomendação também vale para crianças e demais pessoas que possam ficar em casa.

Em anexo, leia o novo decreto na íntegra e acesse a nota técnica sobre uso das máscaras caseiras. Fique por dentro.

Cliquei aqui para ler o decreto na íntegra.

Nota técnica sobre uso de máscara caseiras

A Lei nº 13.969, de 06 de fevereiro de 2020 e a Portaria nº 327, de 24 de março de 2020, que estabelecem medidas de prevenção, cautela e redução de riscos de transmissão
para o enfrentamento da COVID-19, fixam a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Ministério da Saúde tem realizado ações para adquirir esses produtos de diversos fornecedores, tanto nacionais quanto internacionais, bem como ações no sentido de
descentralizar os recursos para apoiar os estados, municípios e Distrito Federal na compra desses EPIs conforme suas necessidades.

Diante do cenário da pandemia pelo COVID-19, há escassez de EPIs em diversos países, em especial das máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, para o uso de profissionais nos serviços de saúde (Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 356, de 23 de março de 2020).

O Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde.

O uso de máscaras caseiras passa a ser um fenômeno internacional no enfrentamento do COVID-19 visando minimizar o aumento de casos. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar
uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

TOPO