Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Inmet e Defesa Civil emitem novos alertas para temporais no Paraná

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil emitiram novos alertas para temporais em todas as regiões do Paraná neste sábado (15). A previsão é de chuvas intensas acompanhadas de raios, vendaval e granizo.

O alerta da Defesa Civil tem vigência de seis horas. Entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado, diversos municípios da região Oeste registraram ventos fortes e chuvas de granizo, com destaque para o município de Santa Tereza do Oeste.

De acordo com a Defesa Civil, a orientação aos moradores é monitorar as condições climáticas e, se necessário, buscar abrigo em locais seguros. Conforme o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os temporais continuam ocorrendo sobre o estado do Paraná nas últimas horas, com eventos de chuva moderada e por vezes mais forte. A previsão ainda eleva a condição de incidência de descargas elétricas entre o Oeste e Centro do Estado.

Além disso, com o alerta laranja, o Inmet sinaliza indicação de “perigo” aos estados da região Sul do Brasil, entre eles Santa Catarina, onde foi confirmada a passagem de tornados. O aviso informa sobre o risco de chuvas intensas e granizo, com a possibilidade de queda de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Já os ventos podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Em caso de emergência, os números para auxílio são o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 199, da Defesa Civil.

Com informação da Catve

TOPO