Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Tornado: Fenômeno que atingiu Marechal Cândido Rondon completa 5 anos

Em 2015 um tornado passou pela cidade de Marechal Cândido Rondon deixando o município em situação de emergência. Cerca de 1.400 casas foram danificadas. Hoje faz exatamente 5 anos desde que tudo aconteceu. Muita gente já recuperou o que perdeu. O período de dificuldades deixou um legado de sabedoria para quem superou tudo com o apoio e a solidariedade da comunidade.

O bairro Ana Paula até a rodovia 163 foi a região mais atingida. A rotação do vento era tamanha que até mesmo um caminhão foi derrubado. Árvores foram arrancadas, coberturas metálicas levadas e pelo menos 1.400 casas foram danificadas. Na época a Catve registrou tudo. A casa do Mathias foi uma das mais atingidas.Ele e a esposa Ruth moravam em uma casa alugada, pois a casa própria estava em reforma. Obra que teve que ser reerguida praticamente do zero.

Segundo especialistas, o tornado que passou por Marechal Cândido Rondon, tinha ventos de mais de 115 km/h e, que deixaram um rastro de destruição. A escola Municipal Ana Paula, foi uma das mais atingidas. Quando tudo aconteceu, lá dentro estavam seis professoras, duas zeladoras e 67 crianças.

Carmem era a diretora da escola na época e viu por uma janela parte da estrutura ser levada pelo vento, mas a maior preocupação estava em manter a Segurança das crianças que tinham entre 5 e 7 anos de idade.

Cerca de 5 mil pessoas foram atingidas e pelo menos 30 ficaram feridas. O prejuízo foi de mais de R$ 90 milhões de reais e o município decretou estado de emergência. Mas hoje, cinco anos depois que tudo aconteceu, a cidade foi reconstruída, mas para isso foi preciso muito trabalho.

Com informações e foto catve
TOPO