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Quatro Pontes integra grupo que aprovou proposta pedagógica curricular do Oeste

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e gestores de ensino participaram, na manhã de hoje (31), da 5ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, ocasião em que aprovaram por unanimidade de votos a resolução nº 003/2019, referente a uma proposta pedagógica curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede municipal de 53 cidades da região Oeste, todas de abrangência da Amop, que foi elaborada e discutida em formato coletivo. Quatro Pontes integra o grupo e esteve representado pelo prefeito João Laufer, a secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, e a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert. Para a ocasião, também foram convidados chefes de Núcleos Regionais de Educação, coordenadores pedagógicos e conselheiros municipais.

Dos 54 municípios associados à Amop, somente Cascavel está fora do grupo porque já possui o próprio documento desde 2005. Iniciado em maio do ano passado, o trabalho para a elaboração do texto final foi intenso e envolveu em sua sistematização 261 professores. Duas consultas públicas foram realizadas para discussão e aprovação dos pressupostos que sustentam a proposta pedagógica curricular. O conteúdo é amplo, multidisciplinar e está contextualizado dentro da realidade regional onde se encontra, levando em consideração aspectos didáticos e pedagógicos, entre outras questões.

O documento agora será levado aos municípios e adaptado em cada escola para ser colocado em prática junto aos professores e em sala de aula.

 

Dimensões

 

A proposta pedagógica curricular tem duas dimensões: a política é marcada pelas relações de forças sociais econômicas e culturais que permeiam a educação e a pedagógica é definida por um instrumental teórico-prático que permite assimilar, produzir e socializar conhecimentos.

A etapa do Ensino Fundamental aborda concepção, conteúdos, objetivos, pressupostos teórico-metodológicos e a avaliação de acordo com as disciplinas de língua portuguesa e alfabetização, arte, educação física, ensino religioso, ciências, geografia, história e matemática.

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