Setembro
Agosto Azul
Nucleo
Banner Yamaha
FarmaVidda
Policial

Presos da Penitenciária de Cascavel passam por triagem médica

Uma ação desenvolvida na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) está permitindo avaliar as condições de saúde de todos os presos desta unidade penal.

É a chamada triagem médica, que consiste em determinar a prioridade de tratamento dos presos com base em seu estado de saúde, e ainda obter um panorama atualizado sobre os problemas médicos dos internos da unidade.

Este trabalho foi planejado entre equipe de saúde, direção e equipe da Divisão de Segurança e Disciplina da Unidade – Dised, de modo a atender 100% dos presos.

Em um primeiro momento, todos os internos puderam relatar suas queixas de saúde, e até mesmo a ausência delas, por meio de um formulário. Com base nas informações obtidas, os relatos foram divididos em três categorias: isento de queixas médica, queixas pouco relevantes e queixas que necessitam de maior atenção.

A partir desse levantamento, o médico da Unidade está realizando consultas individuais, permitindo ao preso detalhar sua condição de saúde e possibilitando que o mesmo receba, posteriormente, tratamento adequado ao seu problema.

Os atendimentos são planejados conforme cronograma de pátio de sol dos internos. Até a próxima semana este trabalho deverá ser concluído, possibilitando nortear as futuras ações de saúde da unidade.

Para o coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia, esta ação está atrelada aos princípios da economicidade e eficiência na administração pública.

“Com estes atendimentos o Depen evita que doenças, que são comuns nos presídios, se proliferam, a exemplo da gripe, tuberculose, sarna, entre outras. Com essa medida ainda evitamos escoltas, e com isso economizamos dinheiro, além de não colocarmos a sociedade em risco com a escolta de um preso de alta periculosidade, por exemplo.”, enfatiza o coordenador.

TOPO