Setembro
Núcleo 09
Dengue Pato
Bike Refran
Nucleo
Banner Yamaha
FarmaVidda
Política

Legislativo homenageia professor Rubens Ringenberg com título de “Cidadão Honorário”

O Clube Sempre Verde, em Porto Mendes, sediou ontem (10) à noite a sessão solene da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon em homenagem ao professor Rubens Ringenberg. Ele recebeu o título de “Cidadão Honorário”. O autor da proposta de homenagem foi o vereador Dorivaldo Kist (Neco).

Prestigiada pelo prefeito Marcio Rauber, a cerimônia foi presidida pelo vereador Pedro Rauber. Além dele e do autor da honraria, participaram os vereadores Gordinho do Suco, Portinho, Vanderlei Sauer e Walmor Mergener. Familiares, amigos, ex-alunos e lideranças do distrito de Porto Mendes também acompanharam a solenidade.

Nos pronunciamentos, as autoridades destacaram o papel fundamental do professor no setor educacional do município, uma vez que dedicou mais de quatro décadas ao ensino de alunos das comunidades do interior, onde as dificuldades sempre são maiores.

Por sua vez, o homenageado agradeceu a honraria recebida do Poder Legislativo e dedicou-a à família e todos aqueles que o acompanharam ao longo de sua vida profissional e também como lideranças do distrito de Porto Mendes.

Rubens Ringenberg é filho de Hedwig Hoppe Ringenberg e Curt Ringenberg, ambos já falecidos. Nascido em 17 de março de 1952, em Ibirama (SC), ele residiu até os nove anos em Presidente Getúlio, no mesmo Estado.

Em 24 de junho de 1961 veio com a família para Porto Mendes, onde concluiu as séries finais da Educação Infantil e cursou o antigo Ginásio. Em 1975, mostrou interesse pela profissão de professor e recebeu convite para lecionar e isto o levou a buscar habilitação na área, cursando Magistério em Marechal Cândido Rondon.

Porém, ao terminar o Magistério, deparou-se com a dificuldade de ainda não haver ensino superior na região. Cursou, então, Estudos Sociais na FAFIU de Umuarama, o que lhe conferiu o direito de ministrar aulas nas disciplinas de História, Geografia e Estudos Sociais. Todo o curso foi feito nos finais de semana e férias, pois precisava trabalhar.

“Rubens construiu uma trajetória de 44 anos no Magistério. Mesmo tendo trabalhado também em escolas de outras localidades, nunca se afastou das escolas de Porto Mendes, enaltece o vereador Neco.

O professor sempre esteve envolvido também nas atividades da comunidade de Porto Mendes. Foi, na juventude, da diretoria do Grêmio Estudantil, exercendo a função de presidente; participou do Clube de Jovens Cooperativistas com funções em sua diretoria, e é sócio do Clube Esportivo e Recreativo Sempre Verde desde os 18 anos.

O professor é casado desde 1977 com Reni Ringenberg. O casal tem três filhos (Rudiney, Raquely e Rafaeli) e também quatro netas.

TOPO