Bike Refran
Prefeitura de Mercedes
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Campanha Dengue
Banner Yamaha
FarmaVidda
Política

Vereadores buscam implantação do programa “Morar Bem Paraná” em Marechal Rondon

Os vereadores presidente Claudio Kohler (Claudinho) e Ronaldo Pohl, acompanhados do diretor do Poder Legislativo rondonense, Cleiton Pretry, cumprem agenda oficial esta semana na Capital do Estado.

Na tarde de ontem (18), eles reuniram-se com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, e com o diretor de Obras, Ademir Bier. Na pauta do encontro esteve a implantação em Marechal Cândido Rondon do programa “Morar Bem Paraná”.

Conforme explicam os vereadores, o programa oferece empreendimentos habitacionais diferenciados e com qualidade para a terceira idade. Através dele, são construídos condomínios fechados horizontais para idosos, com unidades habitacionais adaptadas, compostas por um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda.

No local, é oferecida infraestrutura completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado.

O programa habitacional ainda prevê a construção de ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, além de guarita e sala de administração, bem como sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano, quando verificada a viabilidade.

Os vereadores Claudinho e Ronaldo Pohl começaram as tratativas para trazer o programa para o município rondonense ainda em junho do ano passado, quando encaminharam à Cohapar e autoridades estaduais requerimento, assinado também pelos edis Adelar Neumann, Adriano Backes, Adriano Cottica, Arion Nasihgil e Josoé Pedralli e Ronaldo Pohl.

Na reunião de ontem em Curitiba, ficou definido que, para dar andamento ao processo, no início de março deve ser realizado encontro entre representantes da Cohapar e lideranças rondonenses na Prefeitura. O objetivo é que Marechal Cândido Rondon seja contemplado, inicialmente, com 40 unidades habitacionais.

Para que o projeto seja implantado, a Prefeitura precisa oferecer uma área mínima de 10 mil m², com um investimento estimado, por parte do Governo do Estado, na ordem de R$ 6 milhões. Além disso, o Município fica responsável pela prestação de serviços de gestão condominial, assistência médica, psicológica e social aos residentes.

Reunião em Curitiba: diretor da Câmara, Cleiton Petry; vereador Ronaldo Pohl Ademir Bier e Jorge Lang, da Cohapar; e vereador presidente Claudinho

 

 

 

 

TOPO