Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Chuva traz esperança a agricultura paraguaia

A bendita chuva veio para abençoar e trazer esperança aos agricultores.

O presidente do Sindicato de Produção Paraguaia , Héctor Cristaldo, explicou que caíram chuvas entre 20 e 60 milímetros, o que favoreceu a umidade do solo. Os tratores serão mobilizados continuamente para a semeadura correspondente à campanha 2020-2021.

“Há muito entusiasmo. Será um plantio massivo, sem pausa, para tentar recuperar o tempo e enquanto houver umidade no solo será semeado ”, disse o dirigente sobre a operação para chegar a 3,6 milhões de hectares de lavouras.

O calendário agrícola, portanto, começa tarde, ainda mais que no ano passado, o que afetará um trabalho mais apertado dos agricultores. “O risco é maior quando está mais concentrado e menos escalonado, mas olha, é o que resta”, alertou Cristaldo.

A partir da semeadura, são cerca de 45 dias para o desenvolvimento da planta, para voltar a entrar na fase crítica de floração e carregamento de grãos, período em que precisa novamente de umidade para ter um bom rendimento.

Soma-se aos riscos que chove menos do que o normal, situação que leva os produtores a tomarem decisões difíceis, como quem plantou em solo seco, esperando a chuva.

Dinamismo. A Associação dos Produtores de Soja descreve uma impressionante mobilização econômica nesta etapa, com o deslocamento de cerca de 25 mil tratores, que consomem combustível, além da contratação de ajudantes e serviços de frete.

O ex-ministro das Finanças, Manuel Ferreira, também previu um bom dinamismo dos setores econômicos com as últimas chuvas. “A agricultura deve ter um bom desempenho para que outros setores, especialmente comércio e serviços, os mais afetados pela pandemia, possam se recuperar”, comentou em seu Twitter.

As chuvas dos últimos dois dias beneficiaram todas as áreas de plantio que estavam em estado crítico de seca e que agora estão aptas para o cultivo generalizado.

Desde katuete, Para site Marechal News
Marcio Spier

TOPO