Setembro
Agosto Azul
Nucleo
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Cojem e Codemar realizam o 1º Startup Day em Marechal Rondon

O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem), ligado a Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), em parceria a Câmara Técnica de Inovação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (Codemar) promove, no dia 24 de agosto, o 1º Startup Day no município: um dia de conhecimento, colaboração e negócios para startups.

Com o apoio da Acimacar e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo do evento é fomentar e incentivar a cultura de inovação e tecnologia e desenvolvimento no município. “A maioria das empresas de tecnologia e inovação que surgem em Marechal Rondon acabam migrando para outras cidades, como Maringá, Londrina, Curitiba e até Florianópolis, onde conseguem alguns incentivos fiscais e mais recursos tecnológicos e por isso precisamos criar a cultura de inovação em nosso município”, detalha o Diretor de Capacitação do Cojem e organizador do evento, Sidnei Maier.

Por meio da Câmara Técnica de Inovação do Codemar, ele explica que está sendo realizado um trabalho para a criação de uma lei de incentivos fiscais para criação e desenvolvimento de novas empresas no município e, em paralelo, formando um ecossistema de inovação. “Por este motivo decidimos realizar Startup Day, que objetiva motivar os empreendedores para a criação de novos negócios”, esclarece.

O evento, que acontecerá das 8h30 às 13 horas, é voltado a empresários, empreendedores, acadêmicos e estudantes e é gratuito. As inscrições podem ser realizadas por meio do linkhttps://www.sympla.com.br/1-startup-day-em-marechal-candido-rondon__606993.

Iguassu Valley Marechal

Apesar de o associativismo ser fortalecido em Marechal Rondon, Maier aponta para a necessidade da criação e fomento de um ecossistema de empreendedorismo com inovação local. “Cascavel já possui o Iguassu Valley, onde já fizemos uma visita técnica para conhecer ainda melhor este conceito, e Toledo também inaugurou recentemente essa mesma iniciativa no município. Por Marechal Rondon possuir algumas estruturas que já trabalham esta cultura da inovação, como é o caso da Incubadora Santos Dumont do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), acreditamos muito nisso e buscamos a criação do Iguassu Valley em Marechal por meio da união de forças de vários setores”, ressalta.

O 1º Startup Day também pretende trilhar os caminhos para a realização do Startup Weekend no ano que vem, uma espécie de maratona de empreendedorismo e inovação de 54 horas em que os participantes são desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma startup durante um final de semana.

Programação

No Startup Day serão apresentadas palestras em formato de cases de sucesso, onde empresas apresentarão sua trajetória ressaltando a importância do ecossistema de inovação para seu crescimento e manutenção no mercado. “Além de palestras, teremos dicas de como captar recursos no mercado”, diz.

As empresas que apresentarão cases no evento são a Customerx, Embradev, Embio, Manfing Robotics e Netword Agro.

A Netword Agro, menciona Maier, esteve recentemente no Academy Industry Training 2019, realizado na Suíça, destacando-se no encontro de startups e conquistando o 2º lugar.

 

O que é uma startup?

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas.

Empresas startup buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

Um modelo de negócio é a forma como a empresa vai gerar valor para os clientes, já um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

Algumas startups conhecidas mundialmente e que tornaram-se grandes empresas são Google, Apple, Facebook, Uber, Nubank, Airbnb, Spotify e Xiaomi.

 

Serviço

1º Startup Day em Marechal Cândido Rondon

Data: 24 de agosto, sábado

Horário: das 8h30 às 13 horas

Local: Acimacar

Inscrições: https://www.sympla.com.br/1-startup-day-em-marechal-candido-rondon__606993

Evento gratuito e vagas limitadas

Sobre a Acimacar

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com 51 anos de história, é referência pelo número de associados: mais de 1.850. Presidida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Leites de Oliveira, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em praticamente todas as demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

 

TOPO