Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Daimler: Caminhões e ônibus elétricos alcançam 7 milhões de Km rodados

A Daimler Trucks e Buses está comemorando mais um marco expressivo no caminho da eletrificação no seu portfólio de veículos comerciais: clientes de várias partes do mundo já rodaram mais de 7 milhões de quilômetros com caminhões e ônibus movidos a bateria e neutros em CO2. A resposta positiva das empresas parceiras e as descobertas derivadas dos testes práticos intensivos com caminhões elétricos da Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner mostram que a eletrificação do transporte rodoviário já é viável nesses mercados. Além disso, o ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eCitaro é produzido em série desde 2018, sendo utilizado regularmente em várias cidades europeias.

Como parte de sua estratégia de eletrificação, a Daimler Trucks planeja oferecer veículos elétricos em todas as suas principais regiões de vendas até 2022: o FUSO eCanter no segmento de caminhões leves, o Freightliner eM2 na categoria dos médios e o Mercedes-Benz eActros e o Freightliner eCascadia entre os pesados. “”Como uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, temos a ambição de sermos líderes em inovação e tecnologia também em sistemas de propulsão alternativos”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG. “Nosso ônibus urbano eCitaro, neutro em CO2, por exemplo, está sendo produzido em série desde 2018. Com nossos elétricos, queremos oferecer aos clientes veículos que estejam à altura dos modelos tradicionais, tanto em termos de disponibilidade como de desempenho. Isso nos motivou a colocar caminhões elétricos nas mãos de clientes num estágio inicial. Graças à nossa presença global, parceiros de todo o mundo estão testando veículos conceituais em várias aplicações práticas. Isso representa uma forte vantagem competitiva. Graças ao diálogo direto com esses clientes e aos muitos quilômetros de testes que percorremos, importantes descobertas estão sendo direcionadas, já há alguns anos, diretamente para o desenvolvimento da nossa série de caminhões elétricos”.

Pioneirismo

A Mercedes-Benz Trucks foi a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão elétrico pesado, o Urban eTruck, atração no IAA 2016 (Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha). Hoje, com o pesado eActros totalmente elétrico, a marca demonstra que a distribuição urbana já pode ser feita livre de emissões. Com autonomia de cerca de 200 quilômetros, o eActros tem comprovado sua eficiência em uma ampla variedade de aplicações práticas de clientes na Europa desde 2018. O início da produção em série está previsto para 2021.

As primeiras aplicações práticas do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo, modelo baseado no eActros, foram anunciadas em 2020 e estão planejadas para o ano que vem. A produção em série está prevista para 2022. O eEconic é utilizado principalmente na coleta urbana de resíduos. Essa área é muito apropriada para caminhões elétricos a bateria, graças às rotas curtas, de cerca de 100 quilômetros.

Sistemas de propulsão

A Daimler Trucks projeta oferecer, até 2039, apenas veículos que sejam neutros em CO2 para Europa, Japão e América do Norte. Em 2022, o portfólio de veículos nas principais regiões de vendas desses mercados já deverá incluir veículos produzidos em série com propulsão elétrica a baterias.

No segundo semestre de 2020, a Daimler Trucks planeja acrescentar ao seu portfólio de produção em série caminhões elétricos alimentados por células de combustível a hidrogênio líquido. O objetivo final é chegar a um transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050.

Fotos: Divulgação.

Com informacoes da catve
TOPO