Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
natal
covid pato
Banner Yamaha
Cotidiano

Dia do Doador de Sangue: HU utiliza cerca de 400 bolsas de sangue por mês

Doar sangue é um ato de amor e salva vidas. Somente no Hospital Universitário do Oeste do Paraná são cerca de 400 bolsas de sangue (concentrado de hemácias) utilizadas mensalmente. O sangue utilizado é oriundo de doações realizadas no Hemocentro de Cascavel, órgão ligado ao Centro de Hemepar (Hematologia e Hemoterapia do Paraná), localizado ao lado do hospital.

Para agilizar o atendimento aos pacientes, desde 2018 o HU conta também com uma agência transfusional interna. “A agência é o serviço que desempenha o trabalho de informações técnicas constantes, executa as provas pré-transfusionais para uma dispensação segura, e o fato de ser interna agiliza e otimiza a logística de dispensação. É importante lembrar que as transfusões são muito importantes na recuperação e tratamento de pacientes. Temos que lembrar que uma bolsa de sangue tem um valor incalculável quando consideramos o ato altruístico da doação”, ressalta o responsável técnico da Agência Transfusional do Huop, Rodrigo Allan Barcella.

Hemocentro e Huop: parceria em salvar vidas
O ato da doação merece agradecimento. Em razão disso, o Huop participou do Dia do Doador de Sangue realizado no Hemocentro, e reiterou o agradecimento aos doadores. ?Precisamos lembrar o quanto é importante esse gesto, também na rotina hospitalar. O papel do Hemocentro de atenção e suporte à agência transfusional é essencial para os pacientes?, enfatiza o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

Durante o evento, o chefe da 10ᵃ Regional de Saúde, João Avanci, também estendeu o agradecimento aos profissionais de saúde. ?São três agradecimentos essenciais, a dedicação dos profissionais de saúde que atuam na coleta de sangue, às entidades, sempre dispostas a ajudar na doação de sangue, e os doadores, que são os responsáveis por salvar vidas?.

Quem também quiser ser um doador de sangue pode entrar em contato diretamente com o Hemocentro municipal, localizado na Rua Avaetés, ao lado do Huop. Devido a pandemia, as doações devem ser agendadas pelo telefone: 45 3226-4549. Doe sangue, salve vidas.

TOPO