Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Dia Mundial da Limpeza tem adesão de 12 instituições no Paraná

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (19), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recolheu resíduos sólidos de 12 secretarias estaduais e autarquias. Foram recolhidas roupas, pilhas, lâmpadas, além de remédios vencidos, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de escritório e óleo de cozinha.

“A determinação do governador Ratinho Junior é promover o desenvolvimento do Estado e garantir, ao mesmo tempo, a sustentabilidade. Essa é uma das políticas públicas que faz com que o Paraná seja exemplo em conservação do meio ambiente no país”, disse o secretário Márcio Nunes.

?São resíduos que normalmente as pessoas não sabem como destinar e que, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos?, destacou a diretora geral da Secretaria, Fabiana Campos.

CAMPANHA

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) surgiu na Estônia em 2008. O objetivo do movimento é mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, com foco na conscientização para o descarte indevido de resíduos sólidos.

Devido à pandemia do coronavírus, este ano a campanha tem como lema #eucuidodomeuquadrado, com ações individuais em casa. Pensando nisso, a Sedest mobilizou as Secretarias de Estado e autarquias para recolherem de seus funcionários os resíduos sólidos.

?A Secretaria abraçou a ideia da Campanha Mundial porque tem na sua essência promover o descarte correto de todos os resíduos sólidos e materiais descartáveis?, afirmou a diretora de Desenvolvimento e Inovação, Camila Aragão.

APROVAÇÃO

O Instituto Fundepar realizou uma reforma em dezembro de 2019 e estava com 1500 lâmpadas para fazer o descarte correto. ?A campanha veio como uma oportunidade para descartar esse material sabendo que o destino vai ser de forma sustentável e correto. O material ia ficar em um canto do Instituto e corria o risco de pegar umidade?, disse a Evane Petla Mendes Dias, chefe do Departamento Administrativo do Fundepar.

Na entrega dos resíduos sólidos, as instituições participantes receberam mudas de árvores frutíferas que serão distribuídas na próxima segunda-feira (21), no Dia da Árvore. Em todo o Estado, serão plantadas e distribuídas mais de 550 mil mudas.

Participaram da ação As Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Comunicação Social e Cultura, da Agricultura e do Abastecimento e da Segurança Pública, a Casa Civil e a Defesa Civil do Paraná; os Institutos Água e Terra (IAT), de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Fundepar, além da Assembleia Legislativa do Paraná, Copel e Compagas.

Agência de Notícias do Paraná
TOPO