Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Exposição apresenta obras pintadas por presos de Cascavel

Mais de 20 quadros pintados por presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) estão expostos na Prefeitura do município. Toda a comunidade está convidada a prestigiá-la. A exposição do projeto “Mãos que Criam”, uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e o Conselho da Comunidade, ficará no local até sexta-feira (25/09).

“Permitir que presos façam este tipo de trabalho é permitir que eles se expressem, assumam seus erros e que se tornem pessoas melhores para se reinserirem à sociedade”, destacou o coordenador regional do Depen em Cascavel, Thiago Correia. Ao todo, 22 quadros estão sendo exibidos no Hall da sede da Prefeitura de Cascavel desde o dia 14/09.

As obras foram pintadas por presos implantados no canteiro da PIC, os quais dispõe de estrutura básica para a atividade. Por meio de parcerias e doações, os internos possuem materiais de pintura, como cavaletes, pincéis, tintas e telas. “Através da arte e da educação, estamos promovendo a ressocialização dos apenados”, afirmou o diretor PEC, Sebastião Monteiro.

O “Mãos que Criam” foi criado e é desenvolvido em uma parceria entre o Departamento Penitenciário, a Prefeitura de Cascavel e o Conselho da Comunidade do município. Além disso, no decorrer da organização e produção da exposição, artistas consagradas de Cascavel (Marines Dall Pozzo Pilonetto, Nani Nogara, NRabelo e Sirlei Salvadori) se mobilizaram e fizeram doações de materiais de pintura.

“Estas exposição mostra que temos uma capacidade consagrada de arte e que a cultura tem que transcender, independente do obstáculo que se apresentar. Estas 22 obras têm uma qualidade fantástica, já reconhecida por artistas plásticos. Os presos realmente tiveram a oportunidade de colocar em traços e imagens a capacidade que têm”, enalteceu o secretário municipal da Cultura e Esportes de Cascavel, Walter Parcianello.

Para que possam realizar a atividade, eles contam com o auxílio de um preso monitor, que possui formação profissional e competência para orientar os demais implantados na atividade. “Esta é uma maneira do apenado participar de projetos que vão além da pena, uma maneira de olhar para ele, enquanto indivíduo, e, também, da sociedade perceber que a pena vai muito além do que costuma ver”, afirmou a representante do Conselho da Comunidade, Pamela Pfeiffer.

“Uma das missões do Departamento Penitenciário é a reinserção social da pessoa presa e estamos fazendo o possível para isso. Nesta ação, estamos ultrapassando as barreiras da grade para levar à sociedade um pouco do sistema penitenciário, do que os internos estão produzindo”, afirmou Thiago.

Pessoas que queiram prestigiar a exposição precisam estar atentas ao decreto municipal à respeito das medidas de proteção à Covid-19, como, por exemplo, o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

SERVIÇO:
Data: até 25/09/2020
Horário: das 08:30 às 17:00
Local: Hall da Prefeitura Municipal de Cascavel (Rua Paraná, 5.000 – Cascavel).

TOPO