Dengue Pato
Bike Refran
Prefeitura de Mercedes
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
IPTU
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Falta e falha no uso de máscara prejudica combate à covid-19 em Toledo

As autoridades de saúde são unânimes em afirmar que o uso de máscaras faciais é um dos meios mais eficazes de combater o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19. Enquanto a maioria da população incorporou este acessório à sua rotina, muitas pessoas ainda não o usam quando saem de casa e atrapalham Toledo na luta contra o novo coronavírus.

Uma amostra deste descaso foi constatado no trabalho executado entre 12 e 17 de junho pela equipe de fiscalização da prefeitura. Em cinco dias, 577 empresas foram visitadas e em 221 foram registradas irregularidades: em 133 havia pessoas sem utilizar máscara e em 114 estabelecimentos o acessório estava sendo usada de maneira inadequada – neste universo, 26 empresas apresentaram ambos os problemas.

A equipe de fiscalização, composta de 30 profissionais, também está trabalhando em vias públicas de bairros e distritos e está notificando aqueles que estão ignorando os perigos da falta ou do uso incorreto das máscaras, situações que deixam a secretária de Saúde de Toledo, Denise Liell, muito preocupada. “Nesse trabalho de orientação, vejo com tristeza a forma desrespeitosa com que as pessoas flagradas sem usar máscara tratam os fiscais. Muita gente espera da prefeitura uma atitude e estamos fazendo nossa parte, e somos obrigados a ouvir destes cidadãos “eu sei o que estou fazendo”. Diante deste descaso, não nos resta outra alternativa senão tomar medidas mais enérgicas. Nunca quisemos essas medidas restritivas e elas só deixarão de ser necessárias quando a população colaborar, ter mais educação e bom senso”, desabafa.

Porta-voz do Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo, o médico Fernando Pedrotti tem uma opinião clara sobre esta negligência. ?Não usar a máscara ou utilizá-la de forma incorreta denota duas questões básicas: a falta de respeito pelo outro, visto que este equipamento protege a si, mas também protege ao outro; e a falta de conhecimento, pois se soubessem o risco que estão correndo não teriam esta atitude. A partir do momento que sei disso e não exercito este gesto, entramos num problema mais grave, que é do egoísmo, algo que não é bom, mas que se torna ainda pior neste cenário de pandemia?, salienta.

Como usar a máscara corretamente?
Não usar a máscara do jeito certo é praticamente o mesmo que não usá-la. Por isso, sempre que sair de casa, todos devem colocá-la no rosto segurando somente pelo elástico e prendê-lo no contorno das orelhas – somente com as mãos higienizadas deve se tocar no tecido da peça, a qual deve ser substituída por outra limpa a cada duas horas. A máscara deve estar justa ao rosto, com pouco espaço para abertura, cobrindo totalmente a boca e o nariz (nada de mantê-la suspensa no queixo ou no pescoço!). Chegando em casa, o acessório deve ser colocado para lavar imediatamente. ?Esta proteção, por si só, não tem garantia de 100%, pois precisa estar acompanhada de outras práticas, como higienizar as mãos várias vezes ao dia. Contudo, reduz consideravelmente o risco de contágio e representa um sinal de respeito e cuidado com o outro, condição fundamental para superarmos esta pandemia?, explica Denise.

TOPO