Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Lâmpadas de led são instaladas em ruas de maior fluxo em Dois Vizinhos

Nos últimos dias, o Município de Dois Vizinhos finalizou a troca de seu sistema de iluminação pública nos principais pontos de tráfego, ou seja, nas ruas com maior fluxo. Ao todo, mil lâmpadas de led foram instaladas pelas vias da cidade.

A troca de luminárias causou, inicialmente, um desconforto e um questionamento na população do Município, que ao passar pelas ruas notaram que algumas das lâmpadas, iluminam mais do que outras.

Conforme Nunes, as lâmpadas estão desreguladas porque foram instaladas para funcionar em um sistema de telegestão, ou seja, funcionarão e serão operadas através de um software inteligente que irá calibrar todas na mesma frequência.

“[Nesse momento] umas lâmpadas vão ficar mais fortes, outras mais fracas e ai depois, cada uma vai sofrer algum tipo de ajuste para deixar a iluminação que nós queremos [padrão e igual em todos os pontos]”, disse.

Sistema de telegestão

O software que irá operar as novas luminárias, já está sendo instalado na Secretaria de Aviação e Obras, local de onde será operado. “Cada luminária, representará um ponto dentro desse programa. Se a lâmpada queimar, sofrer algum dano ou não estiver transmitindo a luminosidade certa, o computador na central emitirá uma notificação.”

Com a telegestão, também será possível programar o horário em que as lâmpadas funcionarão. “Por exemplo, na avenida das Torres que tem trafego praticamente a noite toda, porque as pessoas vão trabalhar na BRF, a luminosidade pode ficar em 100% a noite toda. Já na avenida 7 de Setembro, que tem movimento somente até meia noite, podemos programar para não funcionar da meia noite até as 6h”, explicou.

Economia

Com a troca das luminárias, que antes eram em sua maioria incandescentes, o Município reduzirá em até 62% seus custos com energia. Pois, com as novas lâmpadas de led, os custos de manutenção serão menores, ao mesmo tempo que a vida útil das lâmpadas será maior.

Para a iniciativa, foram investidos cerca de R$ 3,3 milhões, de acordo com o secretário. “O sistema que estamos implantando aqui não é simplesmente uma luminária de led. E sim uma luminária de led com um sistema de telegestão, que irá monitorar o funcionamento das lâmpadas de dentro da Secretaria”, disse.

Com informação e foto: Diário do Sudoeste

 

TOPO