Setembro
Núcleo 09
Agosto Azul
Nucleo
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Marechal Cândido Rondon poderá ter unidade coletora de sangue

Toda a estrutura de coleta e doação de sangue existente na área de abrangência do Hemocentro de Cascavel será enfocada em “A Personalidade da Semana”.

Serão entrevistados Gean Marcel Moura e Antônio Carlos de Oliveira, que ocupam, respectivamente, os cargos de diretor- geral e diretor-técnico do órgão.

“Quem pode ser doador ?; quanto de sangue é retirado ?; qual o tempo de demora do procedimento ?; há efeitos colaterais após a doação ?; e qual o tempo de espera de uma doação e outra?, são alguns dos questionamentos.

Os profissionais do Hemocentro de Cascavel também falarão sobre as doenças que impedem o cidadão de ser doador; os problemas de saúde que mais necessitam de transfusões e a demanda de sangue na região, entre outras questões.

A falta de estrutura da unidade coletora de Toledo, o déficit de sangue que o município de Marechal Cândido Rondon teria para com o Hemocentro e o número reduzido de doadores também são assuntos abordados na entrevista.

Os dirigentes do órgão estadual também farão referências positivas em relação ao trabalho desenvolvido pela Associação Sangue Bom, entidade criada pelo Lions Club para incentivar a doação de sangue em Marechal Cândido Rondon.

Presidida pelo empresário Wilmar Güttges e apoiada por outros segmentos da sociedade organizada do município, a Associação viabiliza mensalmente em torno de 70 encaminhamentos para doação e pretende ampliar esse número.

Para tanto está reivindicando junto aos setores competentes a instalação de uma unidade coletora de sangue no município, já que, como a estrutura em Toledo é bastante precária, todo o encaminhamento de doadores é feito em Cascavel.

Questionado sobre o pleito que está sendo feito pela Associação Sangue Bom, em conjunto com o Lions, o Poder Público Municipal e demais envolvidos, o diretor-geral do Hemocentro de Cascavel, Gean Marcelo Moura, destaca.

Com informação da Rádio Difusora

TOPO