Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Mercedes realiza destinação de mais de 10 mil lâmpadas pós-consumo

Mais de 10 mil lâmpadas pós-consumo foram destinadas para reciclagem na tarde da quarta-feira (01), pelo município de Mercedes. A recolha ocorreu por meio da empresa Mega Reciclagem de Curitiba, que encaminhará o material para descarte correto conforme determina a lei.

A recolha representa não só um ganho para o meio ambiente, mas também para a segurança de toda a população, uma vez que as lâmpadas são extremamente tóxicas e se manuseadas, guardadas ou destinadas de forma incorreta possuem potencial cancerígeno.

O procedimento foi possível após, em maio de 2019, o município passar a integrar o Grupo R-20, com a indicação de representantes ligados a Educação Ambiental para que estes atuassem de forma efetiva em defesa do meio ambiente.

A partir de então, Mercedes passou a contar com o auxílio do Estado do Paraná, do Ministério Público e da Defensoria Pública a fim de garantir a implementação e efetividade da lei de logística reversa em várias áreas.

A primeira ação, conforme determina a Lei 6.938/1981, ocorreu quando o município notificou a Abilumi e a Abilux para que procedessem com a recolha das lâmpadas armazenadas.

TOPO