Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
natal
covid pato
Banner Yamaha
Cotidiano

Morador do Bairro Guarujá também encontra escorpião dentro de sua residência

Casos de aparição de animais peçonhentos, principalmente escorpiões, tem chamado atenção em Cascavel. Em diversas regiões da cidade há relatos de encontros com esses animais.

Nesta terça-feira (12) um morador do jardim Guarujá procurou a CGN, contando que se deparou com um escorpião preto dentro de sua casa. Ele capturou o animal e o colocou em um pote.

Segundo o internauta, ele mora em ‘fim de bairro’, local onde há alguns terrenos aonde com frequência são descartados entulhos. E são justamente esses locais com acúmulos de rejeites que podem esconder os animais peçonhentos.

Causa das aparições

Segundo o Ministério da Saúde, não há dedetização eficaz contra este animal peçonhento e um dos motivos para esta proliferação é a época do ano. Já se sabe que o aparecimento de escorpiões acontece com maior intensidade entre a primavera e o verão, período propício para a reprodução.

Outro fator determinante nas aparições são as chuvas de início de ano, fazendo com que o animal saia do seu esconderijo em busca de ambientes mais secos.

Como não existe um determinado veneno próprio para o animal, a eliminação tem sido feita uma a uma, com o auxílio de agentes sanitários no local, uma vez que não é indicado capturar escorpiões nem utilizar inseticidas, pois além de não os matar, pode torná-los ainda mais perigosos.

A informação sobre o animal é importante para que as autoridades de saúde monitorem a região onde o escorpião foi encontrado.

Saiba o que fazer ao encontrar o animal:

  • Tire uma foto do animal para apresentar ao órgão ambiental.
  • Se o animal estiver morto, colete e leve para a Secretaria Municipal de Saúde.
  • Se alguém for picado, leve a pessoa ao pronto atendimento e mantenha-a calma.
  • Informe o médico onde o animal foi encontrado.
  • Com informação e foto: CGN
TOPO