Casos de aparição de animais peçonhentos, principalmente escorpiões, tem chamado atenção em Cascavel. Em diversas regiões da cidade há relatos de encontros com esses animais.
Nesta terça-feira (12) um morador do jardim Guarujá procurou a CGN, contando que se deparou com um escorpião preto dentro de sua casa. Ele capturou o animal e o colocou em um pote.
Segundo o internauta, ele mora em ‘fim de bairro’, local onde há alguns terrenos aonde com frequência são descartados entulhos. E são justamente esses locais com acúmulos de rejeites que podem esconder os animais peçonhentos.
Causa das aparições
Segundo o Ministério da Saúde, não há dedetização eficaz contra este animal peçonhento e um dos motivos para esta proliferação é a época do ano. Já se sabe que o aparecimento de escorpiões acontece com maior intensidade entre a primavera e o verão, período propício para a reprodução.
Outro fator determinante nas aparições são as chuvas de início de ano, fazendo com que o animal saia do seu esconderijo em busca de ambientes mais secos.
Como não existe um determinado veneno próprio para o animal, a eliminação tem sido feita uma a uma, com o auxílio de agentes sanitários no local, uma vez que não é indicado capturar escorpiões nem utilizar inseticidas, pois além de não os matar, pode torná-los ainda mais perigosos.
A informação sobre o animal é importante para que as autoridades de saúde monitorem a região onde o escorpião foi encontrado.
Saiba o que fazer ao encontrar o animal:
- Tire uma foto do animal para apresentar ao órgão ambiental.
- Se o animal estiver morto, colete e leve para a Secretaria Municipal de Saúde.
- Se alguém for picado, leve a pessoa ao pronto atendimento e mantenha-a calma.
- Informe o médico onde o animal foi encontrado.
- Com informação e foto: CGN
