Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Pesquisa Epicovid-19 divulga novos resultados sobre o coronavírus em Cascavel

O Ibope Inteligência, em parceria com a UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), divulgou novos resultados sobre o estudo Epicovid-19 em Cascavel. O município está entre as 133 cidades do país escolhidas para realização dos testes rápidos e que constarão em pesquisa sobre a doença causada pelo novo coronavírus.

Ao todo, nas três fases do estudo, as equipes realizaram 748 testes em Cascavel. Na primeira, apenas um apresentou resultado positivo. Já na segunda fase, nenhum resultado positivo foi confirmado. Já na última fase, 10 apresentaram resultados positivos à Covid-19.Na primeira fase da pesquisa, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, foi possível completar 200 ou mais das 250 entrevistas e testes previstas em 90 das 133 cidades. Na segunda fase, entre 04 e 07 de junho, 200 ou mais entrevistas e testes foram obtidos em 120 das 133 cidades. Na terceira fase, de 21 a 24 de junho, foram realizados 200 ou mais entrevistas e testes em todas as cidades participantes da pesquisa.

LETALIDADE

A letalidade da infecção pelo coronavírus foi calculada pela divisão do número de óbitos pelo número de infectados. Os óbitos por Covid-19 foram obtidos de estatísticas oficiais no dia 20 de junho, nas 133 cidades incluídas na pesquisa. O número de infectados foi calculado pela proporção de pessoas com resultado positivo no teste (com correção para validade do teste e delineamento amostral) nas cidades, multiplicado pela soma da população das 133 cidades. Esse cálculo resultou numa letalidade de 1,15%, podendo variar de 1,05% a 1,25% pela margem de erro. Em resumo, de cada 100 pessoas que têm o vírus, uma acaba indo a óbito.

ANTICORPOS

Para a análise da evolução da proporção da população com anticorpos para o coronavírus foram analisados os dados das 83 cidades nas quais foi possível obter 200 ou mais entrevistas e testes em todas as três fases da pesquisa. No conjunto dessas cidades, já levando em consideração a taxa de falsos positivos e falsos negativos do teste rápido utilizado, o percentual da população com anticorpos foi de 1,9% (1,7% a 2,1% pela margem de erro) na primeira fase, 3,1% (2,8% a 3,4% pela margem de erro) na segunda fase e 3,8% (3,5% a 4,2% pela margem de erro) na terceira fase da pesquisa. O aumento da primeira para a segunda fase foi de 53% e da segunda para a terceira fase foi de 23%.

COMO FUNCIONA A PESQUISA

Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos.

Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica, que dá os devidos encaminhamentos ao caso.

Com informacoes da catve
TOPO