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Cotidiano

Secretaria de Educação conta com equipe multidisciplinar que realiza avaliações dos processos de aprendizagem

Durante toda a semana a Secretaria de Educação repassará informações sobre atividades que realiza com os alunos da rede municipal a fim de diagnosticar possíveis problemas. As atividades são alusivas a Semana da Dislexia, que neste ano é lembrada de 07 a 13 de outubro.

A secretaria conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogo. Esta equipe é responsável dentre outras ações, pelas avaliações dos processos de aprendizagem. Quando um aluno tem dificuldades de leitura, é encaminhado para avaliação pedagógica. Neste caso, são aplicados testes informais e atividades individualizadas para verificação da aprendizagem de modo geral. Quando a demanda de dificuldade de leitura é levantada pela psicopedagoga, o aluno é encaminhado para avaliação fonoaudiológica. Nesta etapa são aplicados protocolos específicos e validados de leitura, escrita, matemática e habilidades envolvidas neste processo (habilidades metafonológicas, nomeação automática rápida, fluência de leitura, compreensão de textos e outros). Após aplicação dos protocolos e discussão do caso com a equipe, o fonoaudiólogo consegue visualizar se o aluno apresenta uma dislexia ou ainda um transtorno global de aprendizagem. Sendo necessário, pode passar por avaliação psicológica para descartar déficit intelectual e ainda é encaminhado para avaliação com neuropediatra para avaliar possíveis comorbidades. Este último profissional não pertencente à equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Confirmado o diagnóstico da dislexia, o aluno é matriculado na Sala de Recursos Multifuncional e recebe intervenção fonoaudiológica. A avaliação da dislexia, segundo o Instituto ABCD deve ser feita por equipe multidisciplinar (médico, fonoaudiólogo, psicólogo e educador) utilizando testes padronizados e fornecer dados quantitativos e qualitativos para as famílias. A equipe ainda conta com psicóloga para suporte aos alunos diagnosticados e assessora itinerante, que realiza adaptação de materiais e faz orientação aos professores e equipe pedagógica.

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