Dengue Pato
Bike Refran
Prefeitura de Mercedes
Ortocolchões
Sandras Publi
Família Acolhedora
Dengue antes
Casa da cuca
IPTU
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Secretaria de Segurança amplia rede de compartilhamento de informações

A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou um novo convênio de compartilhamento de informações, desta vez, com o município de Sarandi, no Norte do Paraná. A cidade é a quinta a compor de rede de dados, mas a primeira no Interior. Além de permitir ações como a criação de boletins de ocorrência por parte do município, o documento tem o objetivo de agilizar as investigações da secretaria.

“Estamos ampliando esta cadeia de compartilhamento e quem ganha é a população. Com as informações que a Sesp compartilha, os municípios ganham em tecnologia e nós em maior rapidez para investigar crimes”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Com a assinatura do convênio, Sarandi, que já tem uma delegacia da Polícia Civil e uma companhia da Polícia Militar, poderá acessar ferramentas de gestão de dados e de diagnóstico de ocorrências que envolvem o município. O termo permite, inclusive, consultar e elaborar relatórios dos sistemas BOU (Boletim de Ocorrência Unificados).

O acordo foi comemorado pelo prefeito Walter Volpato. “Estamos aparelhando nossa Guarda Municipal com tecnologia e viaturas e o apoio da secretaria é fundamental. Juntamente com as polícias Militar e Civil, ela faz um trabalho excepcional na cidade. Porém, essas informações não chegavam à Segurança do nosso Estado. Com esta ação tudo será registrado e contabilizado, juntamente com os dados da Sesp”, explicou.

Segundo Volpato, além de confeccionar boletins de ocorrência, os guardas municipais ainda poderão verificar dados do Business Intelligence, sistema de estatísticas criminais da secretaria estadual. Com o convênio, a Guarda Municipal também terá o acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

Em contrapartida, a Segurança Pública poderá acessar dados de contribuintes do município relativos à segurança, à saúde e à educação, assim como a notificações de agravo contra a mulher e a criança. O município fica responsável por fornecer a Base Cartográfica de Sarandi, com pontos de interesse para a pasta.

REDE INTEGRADA
Já compõe o banco de compartilhamento de informações outros quatro municípios: São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais e Campo Largo, todos da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é que outras cidades também assinem o termo de cooperação técnica nas próximas semanas.

AEN-PR
TOPO