Dengue Pato
Bike Refran
Maquininhas
Prefeitura de Mercedes
Ortocolchões
Campanha Dengue
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Solenidade marca encerramento de dois cursos no BPFRON/PMPR

Na manhã de hoje, (29/11) foi realizado na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon-PR a solenidade de encerramento de dois cursos que se realizaram no BPFRON:
CopFlu – Curso de Capacitação em Operações Policiais Fluviais do BPFRON, bem como o encerramento do CUEF – Curso de Unidades Especializadas de Fronteira Nível Multiplicador.
O 1° Curso de Capacitação em Operações Policiais Fluviais foi desenvolvido pelo BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira, por meio do Pelotão C.OB.R.A., pelotão responsável pelo patrulhamento preventivo e repressivo no rio Paraná, lago Itaipu e seus afluentes.
Tendo em vista que na fronteira do paraná com o paraguai e argentina é extremamente comum a utilização das vias fluviais para o cometimento dos crimes de tráfico e contrabando, o 1° COPFLU vem para consolidar a doutrina de policiamento náutico na fronteira, intensificando a característica do BPFRON de multiplicar conhecimentos, visando sempre aprimorar as técnicas e táticas de seus operadores de forma que os policiais que realizam o policiamento preventivo e repressivo na região de fronteira estejam cada vez mais capacitados para cumprirem a missão que a eles é designada.

O grande lago utilizado como porta de entrada de diversos ilícitos, interferem de forma direta na segurança pública de todo o país. Na solenidade, o COPFLU formou 18 alunos, sendo 17 do pelotão C.O.B.R.A. do BPFRON além de um policial militar do Bope da Polícia Militar do Paraná.

Já o CUEF – Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Multiplicador teve como objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para atuar como multiplicadores da temática de Unidades Especializadas de Fronteira, em atendimento ao PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras que visa fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e a repressão dos delitos transfronteiriços. O CUEF formou na solenidade 31 agentes de segurança e fiscalização integrantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Polícia Civil e Polícia Militar de vários estados do País. Este CUEF Multiplicador foi promovido pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública e contou com o apoio da SEOPI – secretaria de Operações Integradas, ambas as secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Marcaram presença na solenidade o Comandante do BPFRON Tenente-Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva no ato da solenidade representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná Coronel Rômulo Marinho Soares, Juíza da Vara Especial Civil da Fazenda Pública e Criminal de Marechal Cândido Rondon-PR Doutora Berenice Ferreira Silveira Nassar, o Tenente – Coronel Wellyngton Alves da Rosa, Secretário de mobilidade urbana de Marechal Cândido Rondon-PR no ato representando o Prefeito Municipal Márcio Rauber, Tenente – Coronel Hércules da 15ª Companhia de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, Delegado Chefe da Polícia Federal de Guaíra Júlio Fugik, Heron Amilton de Lima, Coordenador do Arco Sul/CGFRON da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Publica entre outras autoridades. De acordo com o Comandante do BPFRON Tenente-Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, cursos como estes são de grande importância para que os agentes de segurança estejam preparados para o trabalho de fronteira, que possui peculiaridades quando comparado com o trabalho da área de segurança de outras regiões.

O fortalecimento dos trabalhos interagências através destes cursos também foi um ponto abordado pelo Comandante do BPFRON, Batalhão sede dos cursos.

TOPO