Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Cotidiano

Velocidade do vento em Santa Catarina chega a 80 km/h no Sul, diz Epagri/Ciram

A velocidade máxima que o vento chegou na segunda-feira (14) no litoral catarinense foi de 81 km/h, em Balneário Arroio do Silva, no Sul de SC, informou a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina. O registro foi feito às 14h. Apesar do vento forte, a Defesa Civil informou que não recebeu relatos de estragos nos municípios.

De acordo com a Epagri/Ciram, a situação já havia melhorado na noite desta segunda, já que o ciclone responsável pela mudança no tempo se afastava da costa da América do Sul. A expectativa para esta terça (15) é de vento fraco do quadrante Sul, mudando para Norte e Nordeste até às 12h.

Por volta das 19h desta segunda, a velocidade do vento havia baixado para 61 km/h em Balneário Arroio do Silva.

Previsão do tempo

A terça deve ser um dia bastante nublado, conforme a Central NSC de Meteorologia. Aberturas de sol devem ocorrer em boa parte do estado, mas sempre com muitas nuvens. Elas devem predominar entre o Norte e a Grande Florianópolis.

Nova plataforma de alerta da Defesa Civil

A partir desta segunda está em funcionamento em Santa Catarina uma nova plataforma de alerta da Defesa Civil do estado. Os alertas serão emitidos com no máximo seis horas antes do evento climática.

Defesa Civil tem nova plataforma de alertas

O sistema foi desenvolvido pela equipe de meteorologistas da secretaria com o objetivo de melhorar a comunicação, especialmente sobre tempestades, e deve permitir uma previsão mais detalhada e regionalizada da condição do tempo.

O sistema, dividido por cores, ajuda a observar a intensidade do fenômeno climático. O amarelo representa nível moderado. O laranja, atenção. E a cor vermelha mostra que há risco muito alto. Os alertas serão disponibilizados em publicações nas redes sociais da Defesa Civil.

O serviço de alerta via SMS continua valendo. Para se cadastrar e receber essas informações, basta enviar uma mensagem de texto gratuitamente pelo celular para o número 40199. O interessado deve informar o CEP para poder receber alertas da região onde mora.

Com informação do G1/SC

TOPO