Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Esportes

Atividades esportivas serão retomadas de forma gradual em Marechal Rondon

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon expediu decreto na manhã desta segunda-feira, dia 03 de agosto, onde homologa o plano de retomada das atividades esportivas do município.

 

Conforme o documento, o plano tem por finalidade orientar as diversas modalidades esportivas, entidades de prática do desporto, profissionais do esporte e atletas, acerca da retomada, com segurança e controle, à prática de atividades físicas amadoras ou de rendimento, com a finalidade de buscar desempenho e performance em competições de diversas categorias e níveis.

 

Para a elaboração do plano de retomada, foram analisadas as orientações e as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, além de outras fontes de consulta relacionadas ao tema COVID-19 e atividade física e esporte.

 

O documento apresenta informações sobre temas relacionados ao esporte e o novo coronavírus nos espaços esportivos, às necessidades de controle de sua propagação e efeito na saúde de atletas. Devido a uma linha tênue de desenvolvimento da situação local em relação à COVID-19, as orientações contidas no documento poderão sofrer alterações e atualizações, de acordo com as autoridades públicas de saúde municipal, estadual, federal e comunidade científica. Estes princípios se aplicam igualmente ao esporte amador e ao de rendimento.

 

É uma ferramenta para a retomada das atividades esportivas, que ocorrerá de maneira cautelosa e em fases, para segurança dos atletas e dos profissionais. A preparação para a retomada inclui a educação dos atletas, dos profissionais, vistoria e avaliação dos ambientes esportivos e o alinhamento com os protocolos determinados pelo setor de epidemiologia e vigilância sanitária. As atividades de equipes de rendimento devem ter um retorno controlado e gradual às atividades de treinamento, para evitar riscos de lesões, aumentando gradativamente a sobrecarga de treinamento. A retomada não é linear, portanto, restrições podem voltar a ser tomadas, em resposta ao número flutuante de casos da COVID-19.

 

TOPO