Bike Refran
Ortocolchões
Sandras Publi
Casa da cuca
JR color
Banner Yamaha
FarmaVidda
Esportes

Secretaria de Esportes de Toledo emite nota de pesar pela morte de ex-ginasta

A morte da ex-ginasta Ana Paula Scheffer, aos 31 anos, nesta sexta-feira (17), comoveu a ginástica brasileira. Medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a ex-atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica foi encontrada morta na casa em que morava com os pais, em Toledo, na região Oeste do Paraná. A suspeita é que ela tenha tido um infarto fulminante, segundo a assessoria da equipe de ginástica rítmica da cidade, mas apenas o laudo do IML (Instituto Médico-Legal) poderá confirmar a causa da morte.

Diversas instituições ligadas ao esporte, inclusive a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Federação Paranaense de Ginástica (FPRG) lamentaram a morte da ex-atleta.A Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo também emitiu nota de pesar em função da morte da ginasta que representou o município em diversas competições. “Foi uma vida breve, mas intensamente dedicada à ginástica rítmica (GR), tornando-se uma referência e fonte de inspiração para milhares de crianças e adultos que amam e praticam a modalidade”.

A atleta começou aos nove anos na ginástica rítmica de Toledo. Com 14 anos, foi convocada à Seleção Brasileira da modalidade, onde conquistou medalha de bronze no aparelho Arco nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, pela seleção brasileira. Em sua carreira, a atleta conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais e deixou a seleção, após oito anos, em virtude de uma lesão na coluna.

Atualmente, ela atuava como treinadora no Centro de Iniciação ao Esporte Alice Martelli, em Cascavel, passando seu legado para mais de 200 crianças que, antes da pandemia, puderam aprender mais sobre o esporte, disciplina, ética e respeito ao próximo com seus ensinamentos. Nos últimos tempos, ela estava à frente da equipe de rendimento da instituição.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Esporte e Lazer e toda a administração municipal lamentam profundamente o falecimento da ginasta Ana Paula Scheffer, com apenas 31 anos de idade, ocorrido no fim da manhã de hoje (16) na residência dos pais, em Toledo. Foi uma vida breve, mas intensamente dedicada à ginástica rítmica (GR), tornando-se uma referência e fonte de inspiração para milhares de crianças e adultos que amam e praticam a modalidade.

Foi uma vida breve, mas intensamente dedicada à ginástica rítmica (GR), tornando-se uma referência e fonte de inspiração para milhares de crianças e adultos que amam e praticam a modalidade”.

A história de Ana Paula com a GR começou quando ela ainda era criança e, desde então, representou o município em várias competições. De 2005 a 2015 fez parte da seleção brasileira da modalidade, participando de quatro campeonatos mundiais. Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, conquistou, no aparelho arco, uma medalha de bronze inédita para o nosso país em certames individuais.

Após encerrar a carreira como atleta, colocou sua experiência e formação à disposição da equipe de GR de Cascavel, atuando como técnica de ginastas que chegaram recentemente ao pódio de competições brasileiras e sul-americanas. Em 2011, a atleta foi homenageada pela Câmara de Toledo com a Medalha Willy Barth ao lado das também ginastas Nicole Müller, Angélica Kvieczynski e Gabriela Maria Andrioli por sua dedicação e conquistas no esporte brasileiro e mundial para Toledo.

A consternação e o pesar diante partida tão inesperada é inevitável, mas todos que conheceram Ana Paula são profundamente gratos pela oportunidade de terem convivido com alguém tão especial, uma menina tão cheia alegria, simpatia, talento e amor por tudo que fazia.

Com informações da catve

Aos amigos e familiares, nossos votos de solidariedade. Descanse em paz, Ana Paula!

TOPO