Geral Cascavel

Linha Nordeste/Oeste de Cascavel recebe ônibus elétrico com inovação na catraca

Às 5h50 da manhã, o 15° ônibus elétrico entra em operação, marcando um marco no compromisso da cidade com a mobilidade urbana ecologicamente correta.

06/09/2024 03h19
Por: Marcio Cerny Fonte: CGN
CGN
CGN

Cascavel, uma cidade conhecida por sua inovação em transporte público, deu um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável nesta sexta-feira (6). Às 5h50 da manhã, o 15° ônibus elétrico entra em operação, marcando um marco no compromisso da cidade com a mobilidade urbana ecologicamente correta.

A Presidente da Transitar, Simoni Soares, anunciou a notícia em suas redes sociais, detalhando as mudanças que seriam implementadas. A Linha Nordeste/Oeste, uma das principais rotas de transporte da cidade, receberá o ônibus elétrico com catraca na porta central, uma alteração feita para melhor aproveitamento do espaço dos veículos.

“Na hora de fazer os passageiros entrarem no terminal, muitos passageiros ficavam acumulados na parte traseira do ônibus e uma parte considerável vazia ali na frente. E como esses passageiros entram no terminal, acabava ficando ocioso uma boa parte do ônibus sem um bom aproveitamento. Nós fizemos esse levantamento, esse estudo, desenhamos um projeto e foi aprovado pela fábrica, que não compromete a estrutura do ônibus, a mudança da catraca para a porta central” explicou Simoni.

A presidente explicou que nos próximos dias também haverá um agente da transitar orientando os passageiros sobre as mudanças no coletivo.

“Nos primeiros dias de operação, nós vamos ter um agente da Transitar acompanhando essa operação, auxiliando os passageiros, auxiliando aqueles que fazem o embarque também na rampa de acessibilidade, para que tenha uma nova adaptação. Porque é uma mudança, depois de muitos anos, uma mudança, porque os passageiros não vão mais adentrar do lado da porta do motorista. Ele vai entrar na porta do meio e não tem espaço pra ficar aguardando. Ele vai entrar e acessar o ônibus. Isso traz algumas melhorias também” disse.

A implementação do novo ônibus elétrico ocorreu uma semana depois do previsto, devido à necessidade de autorização da fábrica para a alteração. No entanto, apesar do atraso, todos os ônibus entraram em operação em 30 dias, cumprindo o prazo informado no dia que a iniciativa começou (06/08).

A mudança para ônibus elétricos em Cascavel é um grande passo em direção a um futuro mais sustentável, com a cidade liderando o caminho na implementação de soluções de transporte ecologicamente corretas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.