A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cascavel (DFRV), com o apoio do Grupo de Diligências Especiais (GDE), deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) a Operação Rastreio.
A ação visa desarticular um grupo criminoso especializado em furtos de caminhões e caminhonetes a diesel, ocorridos no segundo semestre do ano passado e no início deste ano.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão simultaneamente, sendo três em Cascavel e um em São José dos Pinhais. A ação busca apreender veículos utilizados nos crimes, além de aparelhos celulares que auxiliarão na identificação de outros integrantes da organização criminosa.
Investigações e Modus Operandi
As investigações indicam que os furtos eram realizados durante a madrugada, e os veículos eram transportados para outras cidades por estradas rurais, dificultando a ação policial.
Orientações à População
A DFRV destaca a necessidade de precauções por parte dos proprietários desses tipos de veículos, que costumam ser modelos antigos e, em sua maioria, desprovidos de equipamentos de segurança. O Delegado de Polícia Marcos Fernando da Silva Fontes destaca que: "Como esses veículos geralmente não possuem alarmes, travas eletrônicas, rastreadores ou chaves codificadas, os proprietários devem adotar medidas extras para prevenir furtos. Evitar deixar o veículo pernoitando em via pública e investir na instalação de dispositivos de segurança são ações essenciais para reduzir os riscos de subtração do bem".
A Polícia Civil segue com as investigações para a completa desarticulação do grupo criminoso e reforça a importância do registro imediato de ocorrências para agilizar a recuperação de veículos furtados.
O Delegado Dr Marcos Fontes vai falar em vídeo ao Site Marechal News no termino desta operação que está em andamento agora.