A Polícia Federal de Cascavel apreendeu na manhã desta sexta-feira (28) equipamentos que eram utilizados para produção de notas falsas em Cascavel. Em uma operação conjunta com o 6º Batalhão de Polícia Militar (Agência Local de Inteligência e Pelotão de Choque), foi deflagrada a Operação “Fábrica da Moeda”. O objetivo da ação era desmantelar um esquema de fabricação, venda e introdução de cédulas falsas no mercado. Duas pessoas, sendo um homem e uma mulher, foram detidos.
A operação, que contou com a execução de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa/PR, resultou na apreensão de equipamentos usados na produção das notas falsas. Durante as buscas, realizadas na cidade de Cascavel/PR, foram encontrados diversos objetos que podem ser de interesse para a investigação.
As investigações preliminares apontam que o alvo das buscas já teria distribuído cédulas falsas para diversos estados do Brasil, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Além disso, há suspeitas de que o mesmo indivíduo esteja envolvido na falsificação de atestados médicos e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). As cédulas falsas eram ofertadas para venda em redes sociais.