Tramita desde a última segunda-feira (14) no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 9/2025, apresentado pelo vereador Luis Carlos da Silva (Carlinhos).
O texto propõe declarar o Grupo Escoteiro Luterano Harpia como de utilidade pública municipal.
A proposta está em fase de análise pela Câmara de Vereadores.
Fundado em 25 de fevereiro de 2023, o Grupo Escoteiro Luterano Harpia é uma associação civil sem fins lucrativos, localizada no bairro Vila Gaúcha.
Sua história, no entanto, remonta a 2018, quando membros da Igreja Luterana Cristo é Vida iniciaram atividades de escotismo na comunidade.
Atualmente, o grupo conta com mais de 50 membros e segue os princípios do escotismo tradicional, promovendo valores como solidariedade, disciplina e respeito à natureza.
As atividades do grupo incluem encontros semanais e acampamentos, além de ações comunitárias, como campanhas de arrecadação e eventos educativos.
O grupo já participou de campanhas contra a dengue, ações de reflorestamento e eventos cívicos, além de representar o município em encontros internacionais, como o Acampamento Internacional de Patrulhas, em Santa Catarina.
O vereador autor do projeto de lei destaca a relevância do grupo para a formação de caráter e cidadania entre crianças e jovens do município.
“Todas as atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro Luterano Harpia refletem os princípios do escotismo e contribuem para transformar a comunidade em um lugar melhor”, afirmou.
Segundo Carlinhos, caso aprovada a proposta, espera-se que o grupo amplie ainda mais seu impacto positivo na comunidade.