Foi liberado, por volta das 14h30 desta tarde de quinta-feira (12), o trecho da BR-272 entre Guaíra e o trevo de acesso à PR-496.
A manifestação, considerada pacífica, tinha como principal reivindicação a demarcação de terras na região e foi direcionada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Durante o bloqueio, apenas veículos autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), como ambulâncias, puderam transitar pelo local.
Equipes da Policia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanharam a manifestação e participaram das negociações para a liberação da via.
Inicialmente, a previsão era de que o protesto se encerrasse às 11h, mas o bloqueio acabou se estendendo até o início da tarde.
Como alternativa, o trânsito foi desviado por estradas rurais no município de Terra Roxa, embora uma dessas vias também tenha sido bloqueada.
Até o fechamento desta matéria, não houve divulgação oficial sobre possível acordo realizado junto aos manifestantes para que o protesto pudesse ser encerrado.