Política Marechal

INDICAÇÕES APROVADAS NA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 18/04/2022

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, reiterando a sugestão contida na Indicação de nº 184/2021, de 31 de março de 2021, em que sugeriu a formalização de um convênio entre a Municipalidade, em especial da Secretaria de Esportes e Lazer, e o campus local da Unioeste, através da Coordenação do Curso de Educação Física, ou mesmo com associações recreativas que contam com piscina.

19/04/2022 14h22 Atualizada há 2 meses
Por: Marcio Cerny Fonte: assessoria
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal procure formalizar um convênio com o campus local da Unioeste ou mesmo com associações recreativas, objetivando a utilização da piscina para realizar aulas de natação e hidroginástica, como também ampliar as parcerias em diversos trabalhos técnicos e atividades da área de educação física, utilizando as horas extracurriculares dos acadêmicos, além de avaliar a possibilidade legal de remunerar àqueles que atuarem na execução deste projeto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, reiterando a sugestão contida na Indicação de nº 184/2021, de 31 de março de 2021, em que sugeriu a formalização de um convênio entre a Municipalidade, em especial da Secretaria de Esportes e Lazer, e o campus local da Unioeste, através da Coordenação do Curso de Educação Física, ou mesmo com associações recreativas que contam com piscina.

O objetivo deste pleito é viabilizar a utilização da piscina da Unioeste para realização de aulas de natação e hidroginástica, como também ampliar as parcerias em diversos trabalhos técnicos e atividades da área de educação física, utilizando as horas extracurriculares dos acadêmicos. Tal ação proporcionará uma sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

Inclusive, estes Vereadores entendem que a Municipalidade poderia estudar a possibilidade de remunerar àqueles que atuarem na execução deste projeto, caso entenda que haja legalidade para tal.

Sendo assim, e considerando a importância da matéria e o interesse de muitos rondonenses em participar de aulas de natação, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida ação governamental seja implementada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 08 de abril de 2022.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 201/2022
Data: 08 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, procure formalizar um convênio com a Associação Municipal do Suinocultores e o SENAC, SENAR ou SEBRAE, visando a realização de um curso técnico no ramo de suinocultura.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, a pleitear e viabilizar a formalização de um convênio com a Associação Municipal dos Suinocultores, o SENAC, SENAR ou SEBRAE, visando a realização de um curso técnico no ramo de suinocultura.

Desta feita, a sugestão é para que a Municipalidade fomente a realização de um ou mais cursos que possuam formar e atualizar os conhecimentos sobre os sistemas de produção de suínos e os conceitos, os fundamentos, os processos e as especificidades neles envolvidos. Entre os diversos assuntos a serem abordados, está a excelência na produção, além de envolver conceitos, fundamentos e processos que tornam ainda mais profissional o sistema de produção de suínos e suas especificidades.

A ideia, em suma, é beneficiar tanto os produtores rurais quanto os filhos dos produtores rurais, estimulando-os a participarem de treinamento para continuarem morando em suas propriedades rurais e produzindo alimentos.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará dezenas de produtores rurais de Marechal Cândido Rondon.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 08 de abril de 2022.

CARLINHOS SILVA
Vereador

INDICAÇÃO Nº 222/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, realize intervenção para adicionar iluminação na Rua Ceará, na quadra entre a Av. Irio Jacob Welp e a Rua Presidente Costa e Silva.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize intervenção para adicionar iluminação na Rua Ceará, na quadra entre a Av. Irio Jacob Welp e a Rua Presidente Costa e Silva, ao lado do Estádio Municipal.

A via é importante local de tráfego à população local e, atualmente, percebe-se que a inexistência de luz no local, seja nos postes ou por meio de luminárias, prejudica intensamente o tráfego e a visibilidade no trecho, em especial no período noturno.

Diante do exposto, requer-se a adoção das medidas cabíveis para realizar a intervenção supracitada, o que muito beneficiará a população que transita no local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 223/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize projeto de sinalização da Rua 9 de Agosto, em especial no trecho que margeia a Avenida Irio Jacob Welp, ao lado da AACC.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize projeto de sinalização da Rua 9 de Agosto, em especial no trecho que margeia a Avenida Irio Jacob Welp, ao lado da AACC.

A via é de extrema relevância na municipalidade, sendo amplamente utilizada, além de escoar diretamente parcela significativa da produção local. Ainda, o local é direta ligação da rodovia, o que também gera intenso tráfego.

Ocorre que, atualmente, há pouca sinalização horizontal na via, o que gera dificuldade aos transeuntes e que, com um projeto específico de pintura e sinalização, pode ser solucionado. Exemplifica-se a pintura das faixas laterais e ao meio, possibilitando maior visualização da divisão da via.

Diante do exposto, indica-se ao Executivo que adote os procedimentos necessários para realizar a sinalização em questão, para a melhoria do trânsito e manutenção das boas condições de trafegabilidade no local.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 224/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal estude a possibilidade de pavimentar o trecho de estrada rural do Distrito de Novo Três Passos, compreendido entre a localidade de Bandeirantes até a divisa com Nova Santa Rosa, na ponte sobre o Rio Guaçú, sendo importante dar sequência na melhoria em razão da usina hidrelétrica implantada, além de outra em implantação, assim como atrativos turísticos e vários produtores rurais que carecem de uma boa via para recebimento diário de insumos e escoamento da produção agropecuária.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que o Executivo Municipal estude a possibilidade de pavimentar o trecho de estrada rural do Distrito de Novo Três Passos, compreendido entre a localidade de Bandeirantes até a divisa com Nova Santa Rosa, na ponte sobre o Rio Guaçú.

Até a localidade de Bandeirantes já existe o pavimento, sendo importante dar sequência na melhoria em razão da usina hidrelétrica implantada, além de outra em implantação, assim como atrativos turísticos e vários produtores rurais que carecem de uma boa via para recebimento diário de insumos e escoamento da produção agropecuária.

O trecho mencionado, pela sua importância econômica bem como grande trânsito de pessoas e produção e ainda faz a ligação entre dois municípios, merece a melhoria sugerida.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, que beneficiará grande parte dos rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 225/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, viabilize a realização de melhorias na iluminação pública da praça do Distrito de Margarida.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que estude a possibilidade de através da Secretaria de Infraestrutura faça a reforma na iluminação pública da praça do Distrito de Margarida.

A praça em questão está com a estrutura elétrica de iluminação bastante debilitada, sendo necessário instalar mais pontos de iluminação, bem como instalar equipamentos mais modernos.

Sendo uma estrutura bastante antiga, o local em questão precisa de uma reforma completa, no entanto até ser possível essa melhoria, necessita-se, com urgência, de pelo menos melhorar a iliminação.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, que beneficiará inúmeros munícipes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 226/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria de Infraestrutura, realize os reparos devidos no acesso para a localidade de Campos Sales, pois existe um degrau na saída do asfalto e entrada na pedra irregular, causando risco de acidentes e danos materiais nos veículos, bem como após a ponte da mesma via, onde há um afundamento da pedra irregular que necessita conserto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura realize os reparos devidos no acesso para localidade de Campos Sales, pois existe um degrau na saída do asfalto e entrada na pedra irregular, causando risco de acidentes e danos materiais nos veículos. Além disso, e ainda na mesma via, há um afundamento da pedra irregular que necessita de conserto.

Referido degrau gera transtornos aos munícipes que residem naquela região do interior de Marechal Cândido Rondon, podendo inclusive colaborar na ocorrência de acidentes.

Temos programada uma festa na localidade de Campos Sales no dia primeiro de maio, e espera-se um grande número de visitantes na comunidade, o que requer, de forma emergencial, a execução dos consertos mencionados.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, que beneficiará inúmeros munícipes.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 227/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que, através da Secretaria de Infraestrutura, execute melhorias com nivelamento e compactação do prolongamento da Rua Colombo, passando pela ONG Arca de Noé e Associação Vale do Sol até o Parque Industrial, pois depois das intensas chuvas, a via ainda não pavimentada tornou-se bastante deficiente para o tráfego, conforme foto em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Executivo Municipal, sugerindo que através da Secretaria de Infraestrutura, sejam realizadas melhorias com nivelamento e compactação do prolongamento da Rua Colombo, passando pela ONG Arca de Noé e Associação Vale do Sol até o parque industrial. Depois das intensas chuvas, a referida via pública (que não tem pavimento) tornou-se bastante deficiente para o tráfego.

É preciso destacar que o prolongamento da Rua Colombo é uma importante ligação entre o centro e alguns bairros, possuindo grande movimento e, em razão de ainda não ser pavimentada, necessita de manutenção permanente, em especial após fortes chuvas, como é o caso do ocorrido nos últimos dias, conforme revela a foto em anexo.

Sabemos que a atual administração municipal tem preocupação com a pavimentação de toda malha urbana, no entanto, até que possa ser pavimentada a via nominada anteriormente, necessita-se de um paliativo para facilitar o trânsito.

Sendo assim e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito, que beneficiará inúmeros rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

VANDERLEI SAUER (SOLDADO SAUER)
Vereador

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 228/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Mobilidade, realize melhorias com a instalação de galeria de águas pluviais, recape asfáltico e nova sinalização horizontal na Rua dos Pardais, bairro São Francisco, tomando as providências devidas que visem aumentar a vazão do sistema de drenagem local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade, realize melhorias com a instalação de galeria de águas pluviais, recape asfáltico e nova sinalização horizontal na Rua dos Pardais, bairro São Francisco, tomando as providências devidas que visem aumentar a vazão do sistema de drenagem local.
Moradores do bairro São Francisco nos procuraram para solicitar que o poder executivo busque tomar providencias, afim de melhorar a qualidade do tráfego nesta importante via que liga o bairro as indústrias Alibra e Sooro Renner, entre outras.

Conforme revelam as fotos em anexo, a condição de trafegabilidade neste local fica ainda pior quando em dias de chuva, onde enormes poças d´água se acumulam, dificultando o acesso de pedestres, ciclistas e motociclistas em especial.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará os vários moradores daquela via pública específica.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 229/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realize manutenção de reparos nos telhados dos ginásios de esporte do CAF, Vila Gaúcha, Ney Braga e Ginásios do Interior, evitando goteiras e possíveis cancelamentos de aulas e/ou treinamentos nestes locais.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Esporte e Lazer, realize manutenção de reparos nos telhados dos ginásios de esporte do CAF, Vila Gaúcha, Ney Braga e Ginásios do Interior, evitando goteiras e possíveis cancelamentos de aulas e/ou treinamentos nestes locais.

Nos últimos dias devido ao período das chuvas intensas, muitos dos nossos ginásios de esportes apresentaram infiltrações e goteiras nos telhados, e em alguns casos provocando inclusive a suspenção das aulas e treinamentos como é o caso por exemplo do Ginásio de Esportes do CAF no bairro Botafogo utilizado tanto pelos alunos do CMEI O Pequeno Polegar quanto pelo projeto de Basquetebol Crescendo com o Basquete.

As demandas nos ginásios em modo geral são muito intensas, e precisam de manutenções urgentes, alguns casos como no Ginásio de Esportes Ney Braga os reparos para resolver estes problemas são mais simples e pontuais, porem precisam ser feitas rapidamente.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que evitará suspensão de treinamentos e aulas nestes locais.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 230/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, inclua no projeto de recape asfáltico do bairro Primavera, um trecho da Rua das Flores, mais especificamente o trecho de divisa com a chácara, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Planejamento, inclua no projeto de recape asfáltico do bairro Primavera, um trecho da Rua das Flores, mais especificamente o trecho de divisa com a chácara, conforme mapa em anexo.

Alguns moradores desta localidade nos procuraram solicitando melhorias urgentes neste local devido as péssimas condições desta via pública, especificamente neste local, e sabendo da existência de projeto de recape asfáltico nos bairros Higienópolis bem como do próprio bairro Primavera, averiguamos que tal trecho solicitado não seria contemplado no projeto já previamente aprovado.

Neste sentido e considerando as péssimas condições de tráfego, além da possibilidade de um aditivo para inclusão deste trecho no projeto de recape asfáltico que está acontecendo naquele bairro, solicitamos a inclusão do mesmo ao projeto.

Sendo assim, e considerando as justificativas acima apresentadas, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará os vários moradores daquela via pública específica.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

CRISTIANO METZNER (SUKO)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 231/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: indica ao Executivo Municipal a realização de estudo visando a oferta de cursos profissionalizantes na área de técnico em refrigeração e técnico em eletrotécnica.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, a iniciar a realização de estudo visando a oferta de cursos profissionalizantes na área de técnico em refrigeração e técnico em eletrotécnica.

Considerando as demandas por mão de obra qualificada nos setores de prestação de serviços e setor industrial, associado ao crescimento do setor de refrigeração e eletrotécnica, realizamos esta indicação, objetivando gerar novas oportunidades e a garantia dos padrões de qualidade ao dispor da população Rondonense.

Diante da justificativa acima apresentada, bem como, nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, 18 de abril de 2022.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

INDICAÇÃO Nº 232/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: reitera a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural da Linha Santo Ângelo, em direção ao alto da Linha Ouro Verde, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, reiterando a sugestão contida na Indicação de nº 335/2021, de autoria deste Vereador, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a elaboração de projeto técnico para execução de uma importante obra no interior.

Trata-se de execução de pavimentação com pedras irregulares da estrada rural da Linha Santo Ângelo, em direção ao alto da Linha Ouro Verde, conforme mapa em anexo.

O objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade tanto para os produtores rurais que residem nas proximidades quanto aos profissionais que atuam no fornecimento diário de insumos e no escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida obra seja executada no decorrer deste ano, o que muito alegrará dezenas de produtores rurais que residem naquela região do interior de Marechal Cândido Rondon.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

INDICAÇÃO Nº 233/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, agilize a elaboração do projeto de revitalização da Praça Willy Barth, permitindo a realização do processo licitatório e o consequente início das obras.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade a agilizarem os trâmites internos, em especial a Secretaria de Planejamento a concluir a elaboração do projeto, objetivando a completa revitalização da Praça Willy Barth.

Muito tem se falado sobre a iniciativa de revitalizar esta que é a principal praça de Marechal Cândido Rondon. Porém, por alguma razão, informações dão conta de que o projeto ainda não foi finalizado, o que atrasa a realização do competente procedimento licitatório e, por consequência, o próprio início das obras.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância da praça para toda a comunidade rondonense, este Vereador apresenta o pedido para que a Municipalidade agilize os trâmites internos, permitindo que obra seja iniciada ainda neste primeiro semestre de 2022.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 18 de abril de 2022.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

INDICAÇÃO Nº 234/2022
Data: 18 de abril de 2022

Ementa: sugere que o Executivo Municipal elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural saindo da Associação de Moradores da Linha Guavirá, numa distância de 1,9 km até a granja da propriedade de Cláudio Krug, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

<p style="margin-top: 0px; margin-bottom: 1em; padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; line-height: 1.8em; font-size: 13.728px; color: #000000; font-family: open_sansregular, Arial, Helvet

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.