Política Caacavel

Último dia para emissão e regularização do Título de Eleitor é marcado por filas no Fórum de Cascavel

Moradores que querem votar nas eleições de 2022 precisam procurar ainda hoje o Fórum para se adequar e ficar apto para escolher representantes políticos do Brasil.

04/05/2022 12h23 Atualizada há 2 anos
Por: Marcio Cerny Fonte: Catve
Catve
Catve

Último dia para a emissão ou regularização do Título de Eleitor, foi marcado por filas no Fórum Eleitoral de Cascavel nesta quarta-feira (4).

Moradores que querem votar nas eleições de 2022 precisam procurar ainda hoje o Fórum para se adequar e ficar apto para escolher representantes políticos do Brasil. Apesar do grande movimento, o fluxo de atendimento era rápido nas primeiras horas da manhã e o tempo de espera na fila não passou de 15 minutos.

Atendimento segue até às 18h desta quarta-feira (4).

Você já regularizou o título?

Tanto alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso que você fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Tire ainda uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto.

Na página do Autoatendimento do Eleitor, clique no serviço que você busca: Tire seu título ou Inclua seu nome social, ou ainda, peça para Imprimir título eleitoral. No Portal do TSE, ainda é possível consultar a situação eleitoral e, caso seja apontada alguma pendência, você ainda pode emitir o boleto da multa eleitoral que estiver em aberto para a regularização do título. É importante frisar que a regularização do documento se efetiva após a compensação do pagamento da respectiva multa e, portanto, é importante que você acompanhe o andamento da solicitação.

Vale lembrar ainda que, de acordo com a legislação eleitoral, o título de eleitor é cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, ausência a três turnos eleitorais consecutivos, sentença judicial e não comparecimento a revisão de eleitorado. Esta última hipótese, no entanto, está suspensa desde 2020 por uma decisão do Plenário do TSE, diante das medidas de contenção da pandemia de covid-19.Isso por que quem quiser votar nas eleições 2022 tem até amanhã (4) para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.