Geral Geral

Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus

Equipamentos culturais vão apresentar programação especial

18/05/2022 18h20
Por: Marcio Cerny Fonte: Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Até o dia 22 de maio, uma série de instituições e equipamentos culturais de São Paulo vão apresentar uma programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado hoje (18). A agenda faz parte da 20ª edição da Semana Nacional de Museus.

Com o tema O Poder dos Museus, a edição deste ano incluirá eventos presenciais e online em todo o estado paulista. Além de exposições, a programação pretende promover uma série de atividades como debates, festivais, cursos e oficinas.

Entre os destaques da programação na capital está um curso de artes e performance LGBTQIA+ na Casa Mário de Andrade, que acontece na noite de hoje (18), com inscrições que podem ser feitas pelo site da instituição .

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Amanhã (19), a Casa das Rosas promove uma oficina presencial sobre o processo de criação de poemas, que será aplicada por Reynaldo Damazio.

Já o Museu da Imigração vai permitir, até domingo (22), que os seus visitantes tenham acesso a cartões-postais com fotos da exposição temporária Mulheres em Movimento. O mesmo museu também promoverá o jogo 22 fatos sobre 1922, uma brincadeira sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

O Museu do Futebol vai oferecer três jogos lúdicos para os visitantes do espaço. As atividades acontecem no final de semana. O Catavento, por sua vez, irá publicar quatro vídeos contando histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo museu.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

No litoral paulista, o Museu do Café de Santos promove uma mostra de vídeo-cartas chamadaLas Mujeres Cambian Los Museos.

A programação completa da semana nos espaços culturais do governo paulista pode ser acessada pela internet .

Pandemia

Entre os anos de 2011 e 2021, os museus de São Paulo que pertencem à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado receberam 32 milhões de visitantes. Só em 2019, antes da pandemia, 4 milhões de pessoas estiveram nesses locais. Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os passeios presenciais diminuíram e a visitação chegou a 1,4 milhão de pessoas em 2021.

Neste período, o museu mais visitado no estado foi o Catavento, que chegou a receber 5,7 milhões de pessoas entre os anos de 2011 e 2021. Em seguida aparece a Pinacoteca, com 4 milhões, seguido pelo Museu do Café, em Santos (3,4 milhões) e o Museu do Futebol (3,2 milhões).

O governo de São Paulo possui 21 museus em atividade, sendo 17 deles localizados na capital paulista. Outros dois deverão ser inaugurados ainda neste ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.