Cidades Paraná

Rotatória no acesso ao Jardim das Araucárias

Parlamentar solicita providência ao DER em via de grande movimento

19/05/2022 14h05
Por: Marcio Cerny Fonte: Câmara Municipal de Castro - PR
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Castro - PR
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Castro - PR

A Avenida Dr. Ronie Cardoso, trecho urbano da Rodovia PR-340, é uma via de grande movimento no município de Castro e através dela se dá o acesso ao bairro Jardim das Araucárias. Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de maio, o vereador Joel Fadel (Patriota) apresentou requerimento em que solicita intercessão do prefeito municipal, Álvaro Telles, junto ao Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná solicitando a implantação de rotatória nesta via nas proximidades do Auto Posto Verenka.

O parlamentar menciona que o tráfego intenso, principalmente de caminhões devido a Cooperativa Castrolanda e da empresa Cargill, dificulta o acesso ao bairro e é extremamente perigoso para os usuários. Joel acredita que uma rotatória auxiliaria a organizar o trânsito e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres.

“Talvez o ponto mais crítico do trânsito em Castro hoje seja essa entrada do Araucária pela rua lateral do posto na saída para a Castrolanda. Forma uma confusão de carro e caminhão e para quem sai do bairro a entrada no asfalto é terrível. O bairro cresceu demais, tem muito carro, tem que haver uma solução”, comenta. Na proposição o vereador destaca que a obra afetaria positivamente a mobilidade urbana da cidade.

O requerimento foi aprovado por unanimidade ao ser colocado em votação pelo presidente Neto Fadel (Patriota). O documento segue agora ao Executivo Municipal para as devidas providências.

Doação de área–Através da aprovação do projeto de lei nº 26/2022, a Câmara autorizou o Executivo a doar prédios públicos construídos em imóvel particular ao proprietário da área. Os prédios foram construídos pela administração pública municipal em 1999 no Sítio Morcego, distrito do Abapan, e foram utilizados como sede da Escola Rural Municipal de Palmito.

Com a desativação da escola há dois anos e o remanejamento dos alunos para outras instituições, o espaço ficou desativado e vinha sofrendo ação de vândalos. Em seu parecer, as comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento mencionam que diante do desinteresse do munícipio em dar continuidade às atividades escolares no local, entendem possível a doação dos prédios conforme solicitado. “Não entendemos que o aproveitamento dos materiais em outro local traria qualquer benefício à administração municipal, em especial pelo desgaste temporal que sofreram”, destaca o parecer.

Rua Pedro Salgado-Na sessão foram apresentadas duas indicações do vereador Paulinho Farias(PSD) em que indica a necessidade de melhorias na Rua Pedro Canha Salgado, localizada no Cantagalo I. Em frente ao número 138, Farias solicita a instalação de lombada e, da residência nº 150, a colocação de ponto de ônibus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.