Geral Brasil

Alinhamento raro de cinco planetas e da Lua ocorrerá nesta sexta-feira; melhor horário para observar o fenômeno será por volta das 5h40

O fenômeno será ainda mais especial com a Lua se juntando ao alinhamento dos cinco planetas. Todos os astros serão visíveis no céu ao mesmo tempo e sem a necessidade de telescópio.

24/06/2022 04h45
Por: Marcio Cerny Fonte: CGN com BHAZ
Fenômeno só acontecerá novamente em 2040 (Reprodução/Stellarium)
Fenômeno só acontecerá novamente em 2040 (Reprodução/Stellarium)

Um fenômeno astrológico raro ocorrerá com a conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno em junho e já é possível vê-lo a olho nu. Porém, nesta sexta-feira (24), o fenômeno será ainda mais especial com a Lua se juntando ao alinhamento dos cinco planetas. Todos os astros serão visíveis no céu ao mesmo tempo e sem a necessidade de telescópio.

Segundo o AccuWeather, agência que observa fenômenos atmosféricos, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu por qualquer um. Além disso, a lua crescente  estará entre Vênus e Marte nesta sexta. O melhor horário para observar o fenômeno dos cinco astros no céu é 40 minutos antes do nascer do sol, por volta das 5h40 do horário de Brasília. O alinhamento só volta a ocorrer em 2040.

De todos os planetas, Mercúrio é o mais difícil de ser visualizado. Ainda segundo o AccuWeather, ele permanecerá muito baixo na linha do horizonte. Já Vênus servirá de guia para detectar Mercúrio, brilhando mais forte e aparecendo logo acima e à direita do planeta mais próximo do sol. Marte, Júpiter e Saturno serão muito mais fáceis de encontrar, pois estarão mais altos no céu, assim como a lua.

A última vez que o fenômeno ocorreu foi em dezembro de 2004 e na edição deste ano, a distância entre entre Mercúrio e Saturno será menor. Os cinco planetas ficarão visíveis durante toda a segunda quinzena de junho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.