Geral Cascavel

Dia do Fisioterapeuta: profissional indispensável no ambiente hospitalar

Sendo um profissional de extrema importância dentro do ambiente hospitalar para a recuperação dos pacientes, o Fisioterapeuta está presente em praticamente todos os setores do Huop, buscando melhorar a capacidade funcional dos que necessitam deste serviço.

13/10/2021 10h14
Por: Marcio Cerny Fonte: Assessoria (Unioeste/Huop - Imprensa)
Foto: (Unioeste/Huop - Imprensa)
Foto: (Unioeste/Huop - Imprensa)

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) tem a satisfação de comemorar o Dia do Fisioterapeuta, hoje, 13 de outubro.

Sendo um profissional de extrema importância dentro do ambiente hospitalar para a recuperação dos pacientes, o Fisioterapeuta está presente em praticamente todos os setores do Huop, buscando melhorar a capacidade funcional dos que necessitam deste serviço.

“A Fisioterapia Hospitalar atende praticamente todos os pacientes que estão internados, ela avalia, propõe e faz todo um tratamento, um processo de reabilitação, na tentativa de minimizar os impactos da doença e melhorar a funcionalidade desses pacientes, diminuir as complicações, e muitas vezes acelerando a alta hospitalar”, comenta Janaína Paula Aroca, Fisioterapeuta e Coordenadora de Serviço de Fisioterapia do Huop.

 

O tratamento fisioterapêutico dos pacientes no Huop, é pensando de forma totalmente individualizada, dependendo da situação que ele se encontra, do motivo de estar hospitalizado, das complicações e outros aspectos. Por isso, o atendimento pode variar bastante entre os setores. “O que não falta no hospital é o cuidado e atenção com cada um que necessita, tanto para os internados quanto para aqueles que procuram o ambulatório, onde também se encontra o serviço fisioterapêutico de qualidade”, comenta Janaína. 

 

Além disso, a equipe de Fisioterapia do Huop, tem um grande diferencial, que é a autonomia respeitada dos profissionais. “Com muito orgulho podemos falar isso, a Fisioterapia no Huop tem toda a autonomia que o nosso conselho nos permite. Então o Fisioterapeuta que está no setor tem acesso aos pacientes, avalia os pacientes e faz todo um planejamento do tratamento”, explica Janaína.

 

Junto com a autonomia, a Fisioterapia do Huop conta com outro ponto muito forte, uma equipe composta por profissionais dedicados e apaixonados pela profissão, além dos que ainda estão presentes no hospital para o aprendizado, que é o caso dos acadêmicos e residentes, os quais buscam se qualificar naquilo que amam e admiram, tornando a Fisioterapia do Huop ainda mais qualificada.

“Equipe bem grande, de diversas características e que por fim faz com que a Fisioterapia aqui no Huop tenha uma qualidade diferenciada”, ressalta Janaína. 

É com muito orgulho que o Huop comemora essa data sabendo dos ótimos profissionais que possui aqui dentro, colaborando sempre para a melhor recuperação dos pacientes e estando a serviço da população.

Diante disso, o hospital também busca o melhor para a atuação dessa profissão, segundo Janaína.

“Aqui no Huop nós temos um espaço para exercer a nossa profissão e uma das características, até por ser hospital universitário, é fazer uma Fisioterapia de qualidade, integrada a equipe para levar o melhor à população”.

Pandemia

A pandemia veio, além de tudo, como uma prova para a equipe, que teve que dobrar seu trabalho e cuidados.

“Esse último ano foi desafiador para a Fisioterapia, em nível mundial, mas aqui no Huop por sermos referência na região para tratamento da Covid, a importância da Fisioterapia foi colocada à tona, e apesar de tão desafiador, apesar do desgaste, a equipe conseguiu vencer e manter a qualidade do atendmento, manter a assistência e poder levar para a população o melhor”, finaliza Janaína.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.