Geral cascavel

Fundetec realiza lançamento oficial do ProgeTi

Evento acontecerá nesta segunda-feira (18), às 19h, no Teatro Municipal

14/10/2021 14h44
Por: Marcio Cerny Fonte: assessoria
assessoria
assessoria

Será lançado, oficialmente, na próxima segunda-feira (18) o ProgeTi (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação), uma iniciativa da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Prefeitura de Cascavel.

O evento acontecerá às 19h, no Teatro Municipal Sefrin Filho e contará com a presença de autoridades do município e empresas parceiras do projeto que tem como objetivo formar até cinco mil programadores em quatro anos. Os cursos são uma introdução em linguagem da programação para que as crianças e os jovens possam ingressar na área da Tecnologia da Informação.

O ProgeTi ofertará gratuitamente as capacitações em Lógica de Programação, Programação com Games, arduino, impressão 3D, cortadora a laser e plotter. As aulas são presenciais no Espaço Criar, localizado no 1° andar do Teatro Municipal. Mais tarde, o programa será expandido para os bairros, ficando ainda mais próximo da população.

Após o lançamento, os convidados serão direcionados para um coffee break no hall de entrada do Teatro.

Novas turmas e pré-inscrição

As primeiras duas turmas de Programação com Games já começaram o curso. As aulas são todas as quintas-feiras pela manhã, das 9h às 10h30 e à tarde das 15h às 16h30, por um período total de cinco semanas. No dia 10 e 12 de novembro terá início os próximos grupos de alunos. A previsão é que a primeira classe de Lógica de Programação inicie as atividades no sábado (23) e terá dez semanas de duração.

As inscrições para novas turmas continuam abertas e quem tiver interesse basta acessar o site www.progeticascavel.com.br e preencher um cadastro. Em caso de mais dúvidas o interessado pode entrar em contato pelo seguinte número: (45) 3218-1250, para facilitar este número também possui whatsapp. Vale ressaltar que os dias e horários das aulas das novas turmas podem mudar.

Curso de Programação com Games

As aulas são direcionadas para crianças entre 7 e 12 anos que terão contato com ferramentas de criação de jogos e a partir delas serão ensinados conceitos e princípios básicos sobre a lógica de programação, como loops, condicionais, variáveis, entre outros.

De início, será utilizado o programa o Scratch, no qual permitirá que as crianças possam entender um pouco mais sobre o universo da programação. Assim que os participantes estiverem mais inteirados sobre os assuntos, o instrutor do curso dará sequência no estudo com a ferramenta Construct 2. Softwares auxiliares de editores de som e imagem também será usado.

"Vale ressaltar que os alunos irão criar jogos eletrônicos, embora o objetivo real do curso seja ensinar sobre a lógica de programação, responsável por "dar vida" aos itens presentes em jogos, sites e aplicativos", explicou o instrutor de informática, Victor Ângelo Dick Trevisan.

Não é necessário trazer notebooks, tablets e/ou outros equipamentos eletrônicos, pois o Espaço Criar possui laboratório com computadores novinhos para o uso das crianças. Para anotar informações durante as aulas é preciso apenas que o aluno traga um caderno, lápis e borracha.

Lógica de Programação

Já na modalidade de ensino de Lógica de Programação, a faixa etária é voltada para os jovens de 13 a 23 anos que terão aulas focadas no aprendizado da lógica necessária para o desenvolvimento de softwares, tanto aplicativos quanto soluções para Web, bem como qualquer dispositivo que possa ser programado.

Essa modalidade compreenderá três níveis de aprendizado (iniciante, intermediário e avançado), no qual cada um acrescentará novas estruturas, técnicas de programação e uso de linguagens diferentes para o suporte no desenvolvimento das soluções.

Tanto no curso de Programação com Games, quanto no de Lógica de Programação, o aluno irá, por meio das aulas, estimular o aprendizado das habilidades necessárias para se inserir no mercado de desenvolvedores para software de forma prática, rápida e divertida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.