Policial Toledo

Vereador Gilson Francisco é afastado do cargo após decisão judicial em Toledo

Presidente disse que não será convocado outro parlamentar

25/11/2021 11h16
Por: Marcio Cerny Fonte: Catve
Catve
Catve

O vereador Gilson Francisco (Cidadania) está afastado das atividades da Câmara Municipal de Toledo após decisão judicial.

O presidente, Leoclides Bisognin comentou que a Justiça notificou a Câmara informando que a Casa tem até cinco dias para tomar as providências em relação ao vereador.

Diante disso foram protocolados os documento recebidos e nesta manhã, realizada a notificação a Gilson Francisco.

Ainda conforme o presidente, a assessoria Jurídica da Casa seguirá até a casa do vereador, para que ele tenha ciência da situação e também que seja colhida a assinatura.

Leoclides explica que além de estar proibido de ir a Câmara de Toledo, ele também não poderá ter contato com nenhuma testemunha do processo.

A suspensão das atividades é por tempo indefinidos, no entanto os direitos de Gilson não estão suspenso.

A princípio, o suplente não vai assumir a cadeira do vereador, pois ele a princípio está afastado.

SOBRE O CASO
O vereador de Toledo, Gilson Francisco (Cidadania), foi afastado liminarmente do cargo pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná.

A investigação da 4? Promotoria de Justiça da comarca, que atua na defesa do patrimônio público, o o vereador teria exigido que um assessor parlamentar fizesse um empréstimo consignado de R$ 44 mil e repassasse a ele parte desse valor, sendo R$ 32 mil, como garantia de manutenção do servidor comissionado no cargo. A gravação de uma conversa em que a situação é descrita foi incluída na apuração.

A liminar que impôs o afastamento do cargo foi deferida na terça-feira (23), pelo Juízo da 1? Vara Criminal de Toledo.

O pedido de prisão, requerida pela Promotoria de Justiça foi negado, assim como a suspensão de salários. O MPPR vai recorrer dessa decisão.

A assessoria de comunicação da Câmara de Toledo informou que recebeu a notificação no fim da tarde, no entanto não afastou ainda o parlamentar.
 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.