Ações de conscientização marcam Semana do Meio Ambiente em Quatro Pontes

Neste dia 1º, até sábado (05), celebra-se a Semana do Meio Ambiente. Com o objetivo de estimular a reflexão e conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, o Departamento de Ação Ambiental de Quatro Pontes, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza ações individuais e coletivas, iniciadas já no mês passado.

As atividades de sensibilização estrearam com a Campanha de Coleta de Pneus, a qual buscou incentivar o descarte correto como atitude, inclusive, de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças, mobilizando pessoas da sede e interior do município, o que resultou no recebimento de 450 pneus inservíveis. Os pneus foram recolhidos por uma empresa de reciclagem do Município de Araucária para o reprocessamento e a reciclagem de forma ambientalmente correta.

Na última semana, coleta de lixo eletrônico integrou nova campanha, com o apoio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, a fim de recolher o maior número de equipamentos inservíveis, somando aproximadamente 300 quilos.

 

Concurso

 

Segue com as inscrições abertas até o próximo dia 13, o 1º Concurso Fotográfico “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente”, categorias conservação e degradação. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tendo como público-alvo os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes.

A ação tem o propósito de fomentar um olhar crítico sobre a temática, valorizando a fotografia enquanto expressão artística, e estimular a criatividade de forma amadora, desafiar a espontaneidade e a imaginação de cada participante, que deve contribuir indiretamente na conscientização do cenário local, sensibilizando, assim, o interesse pela preservação e manutenção da biodiversidade.

Os interessados podem retirar a ficha de inscrição nas secretarias das instituições de ensino, onde também está disponível o regulamento, bem como no Departamento de Ação Ambiental e na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, junto à prefeitura.

 

Regras

 

O participante está autorizado a produzir só uma foto na posição horizontal, sendo automaticamente desclassificado se estiver na vertical. Logo, a foto deve compartilhar vivências do meio ambiente no município, ou seja, a foto em que o aluno aparece junto também será automaticamente desclassificada. 

Na categoria conservação, o participante pode retratar paisagem, pôr do sol, campo, árvores, flores, jardins, rios, cachoeiras, entre outras belezas naturais, além de ações de preservação. Já na categoria degradação, as imagens podem demonstrar lixo em locais proibidos, árvores mortas, rio sujo, secas, erosões do meio ambiente, entre outras situações. 

A imagem com todos os dados da ficha de inscrição deve ser enviada via e-mail para a Divisão de Comunicação Social, no endereço imprensa@quatropontes.pr.gov.br, etapa para identificação do participante e foto. A desclassificação é automática na falta do cumprimento deste critério.

 

Premiação 

 

Os três primeiros colocados em fotos de conservação e em fotos de degradação serão premiados com troféus porta retrato em alusão a Semana do Meio Ambiente 2021. Os vencedores de cada categoria serão premiados com uma poupança de R$ 300, apoio da Sicredi, agência local. Para o 2º lugar de cada categoria, a premiação será kits de tererê, apoio da Sicredi, e o 3º lugar receberá um kit, apoio do Sicoob, agência local. Já entre os 20 participantes com maior número de curtidas haverá sorteio de outros quatro kits, apoio do Sicoob.

 

Outras Atuações

 

Para amanhã (02) está prevista a limpeza de um lote, que será realizada por servidores do Departamento de Ação Ambiental e Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. A atitude integra o Desafio do Lixo, promovido pela Sedest, por meio do Instituto Água e Terra, em parceria com o Grupo R-20, através do uso da hashtag #ParanáMaisLimpo.

Já na próxima semana, haverá a execução de limpeza e recuperação de três nascentes, localizadas nas Linhas Três Voltas e João Pessoa.

 

 

  

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!