Marcio Cerny/Marechal News

Arion solicita informações sobre aumento no valor da taxa de iluminação pública

O vereador Arion Nasihgil, na sessão desta Segunda-feira (12), solicitou informações da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon sobre eventuais reajustes na tabela aplicada para a cobrança da Taxa de Iluminação Pública.

 

 

 

 

O requerimento é motivado por reclamações da população acerca de um possível aumento abusivo no valor das contas de energia elétrica no município. 

 

 

 

 

Arion explicou que muito embora a Unidade de Valor de Custeio (UVC), a qual serve como base para a cobrança da iluminação pública, tem reajustes periódicos, o aumento que alguns cidadãos estão verificando em suas contas de luz é muito acima de uma simples reposição inflacionária.

 

 

 

“Conforme afirmam alguns contribuintes, o aumento na taxa para a manutenção do sistema de iluminação pública chega a 25% em relação ao valor que pagavam até recentemente, o que tem causado descontentamento na população, e por este motivo precisamos esclarecer o que está ocorrendo”, detalhou.

 

 

 

Ele destacou que objetivo da cobrança é buscar informações detalhadas para posteriormente lutar pela diminuição do valor que é cobrado pela iluminação pública, considerando o superávit anual.

 

 

 

 

“Precisamos reduzir o valor da iluminação pública, pois essa é uma contribuição que dá lucro para o Poder Público, enquanto deveria ser usada apenas para cobrir as despesas e os investimentos”, concluiu o vereador.

 

 

 

 

Arion Nasihgil também apresentou três indicações na sessão de ontem.

 

 

 

 

A primeira é para que a Prefeitura providencie a urgente reposição do estoque de medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e também de protetor solar para pacientes com câncer de pele.

 

 

 

 

 

Estes produtos estariam em falta na Farmácia Básica e em algumas unidades de saúde.

 

 

 

“É importante que administração municipal reponha os medicamentos e que aperfeiçoe o sistema de compras e licitações, visando não mais faltar nenhum tipo de remédio ou suprimento para a entrega gratuita aos munícipes, notadamente aqueles de uso contínuo”, afirmou Arion.

 

 

 

Em outra indicação, ele propôs que o Poder Executivo reforme o calçamento em frente à Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, em razão de irregularidades que colocam em risco a segurança dos pedestres, especialmente, crianças.

 

 

 

A última indicação, esta em parceria com o vereador Claudio Kohler (Claudinho) é para que a Prefeitura pavimente o prolongamento da Rua Herbert Hanusch, no Loteamento Jardim Botânico, nas proximidades do Senac, na Vila Gaúcha.

 

 

 

 

“Solicitamos que seja feita a pavimentação, ainda que com pedras irregulares, ou, ao menos, realizando imediatamente o cascalhamento, o que já contribuiria para o bem-estar dos usuários desta via pública e também os moradores das proximidades”, finalizaram os edis.

 

 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!