Audi apresenta seus primeiros SUVs compactos elétricos

A Audi apresentou ao mundo no último dia 14, seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da fabricante alemã. Os modelos impressionam pelo design externo e interno, interior espaçoso e inovações tecnológicas pioneiras, como o head-up display de realidade aumentada que conecta os mundos virtual e real. A gama compreenderá três versões de tração, duas como um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo - dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.

Com o Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, a Audi dá o próximo passo na linguagem de design de seus modelos elétricos. Ambos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019. A carroceria impressiona graças às proporções impactantes e linhas desenhadas com total precisão. Na versão Sportback e-tron, a linha do teto especialmente baixa em estilo coupé finaliza em uma traseira expressivamente projetada, onde o spoiler traseiro se assenta profundamente no vidro. O projeto progressivo da marca é tão funcional quanto aerodinâmico: o Q4 e-tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, de 0,26.

Os faróis dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são equipados com LED de série - LED Matrix são opcionais. Além deles, as luzes de condução diurna são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.

Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não tem túnel central. A sensação espaçosa não é simplesmente restrita aos bancos dianteiros - com o generoso espaço para as pernas, os passageiros no banco de trás também se beneficiam da vantagem da plataforma tecnológica, que é projetada somente para modelos elétricos. No interior dos novos modelos há um espaço total de armazenagem de cerca de 25 litros: mesmo garrafas de 1 litro podem ser guardadas neles com segurança e ao alcance ergonomicamente ideal.

O compartimento de bagagem também oferece excelente espaço, comparado aos SUVs médios: dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

VOLANTE
O volante do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron é totalmente novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

Os modelos elétricos também podem ser equipados com outra inovação como opcional: o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência de forma digital em cima da visão do mundo externo de forma conveniente para o motorista visualizar. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista, criando um efeito fascinante.

TREM-DE-FORÇA E BATERIA
Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron atenderão às expectativas distintas, desde o cliente urbano que utiliza diariamente na cidade até os que percorrem longas distâncias. Para isso, os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada e até 100 kW em corrente direta. Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Em termos de trem-de-força, os dois primeiros - Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron - tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 quilômetros por hora. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.

A autonomia pode chegar até 520 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 quilômetros em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.

A bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos - a condução dos SUVs elétricos compactos é segura, esportiva e confortável ao mesmo tempo.

Com informação da Catve

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!