Autoridades e ciclistas rondonenses manifestam apoio à construção de ciclovia na região lindeira

A prioridade na construção de uma ciclovia interligando os muncípios que margeiam o Rio Paraná entre Foz do Iguaçu e Guaíra, anunciada há poucos dias pela nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, motivou uma reunião entre autoridades rondonenses e ciclistas de Marechal Cândido Rondon. 

O objetivo foi confirmar o total apoio do Município à proposta dos Lindeiros, além de organizar ações para levar a ideia adiante e mobilizar lideranças e ciclistas de toda a região para viabilizar a obra.
Conforme anunciado por Heraldo Trento, prefeito de Guaíra e atual presidente dos Lindeiros, a meta é a elaboração do projeto, cuja construção poderá ser garantida através de parceria com a Itaipu Binacional. A proposta é que a ciclovia passe por 16 municípios, com uma extensão aproximada de 200 quilômetros.
Participaram da reunião na manhã de hoje (08), na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, os secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho); e de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha); os vereadores Cristiano Metzner (Suko) e Vanderlei Sauer, que representa o município na diretoria dos Lindeiros; o presidente da Associação Rondonense de Ciclismo e vice-presidente de Turismo da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti; além de servidores municipais e representantes de grupos de ciclistas.
Durante o encontro, foram elencadas as vantagens para o turismo, esporte, lazer, saúde e segurança no trânsito que a ciclovia trará, motivo pelo qual a obra deve ser vista como prioridade também entre todos os municípios que serão contemplados.
Nesse sentido, foi definido que para os próximos dias deve ser agendada uma reunião de uma comitiva do Município com o presidente do Conselho dos Lindeiros e com a diretoria da Adetur, no qual mais uma vez será manifestado o apoio para a construção da ciclovia, bem como sugeridas estratégias a serem desenvolvidas em conjunto por autoridades e ciclistas da região visando a elaboração do projeto.

Destaque

A região lindeira é destaque estadual no ciclismo, por meio do Circuito Regional de Cicloturismo, promovido há quase uma década pela Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos), juntamente com Prefeituras e grupos de pedalada.
Inclusive, as lideranças e ciclistas rondonenses enfatizaram o papel fundamental que a Adetur terá para conseguir transformar em realidade a ciclovia. Isso porque, além do longo envolvimento com o setor ciclístico, a própria entidade trabalha, atualmente, em parceria com os municípios lindeiros, para desenvolver o projeto de Trilhas de Longo Curso para, que por meio de rotas rurais para serem percorridas de bicicletas, quer interligar os Parques Nacionais de Ilha Grande (Guaíra) e do Iguaçu (Foz do Iguaçu).

Fotos



Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!