Foto: Lucas Ott e Gabriel Fonseca

Baleia jubarte é encontrada morta na Ilha do Mel

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta em estado avançado de decomposição na terça-feira (18), na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó.

A comunidade local acionou a equipe da LEC UFPR por volta das 20h e informou o encalhe do animal. A equipe organizou a estratégia de atendimento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e deslocou para a Ilha do Mel por volta das 6h desta quarta-feira (19) para fazer o registro do encalhe, avaliação da carcaça e coleta de materiais biológicos.

Segundo a pesquisadora Camila Domit, o animal possui aproximadamente 13 metros de comprimento total e está sendo avaliada pela equipe técnica do projeto. O atendimento tem a colaboração da equipe do IAT (Instituto Água e Terra). Maiores informações serão disponibilizadas assim que a equipe concluir o trabalho em campo.

As baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia. No Paraná, desde o início do PMP-BS, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo animais adultos e jovens.

Caso encontre animais vivos debilitados ou mortos, ligue 0800 642 3341.
 
 

Com informação da LEC UFPR e Catve

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!