Benefício de Prestação Continuada atende, em média, 735 rondonenses por mês

O programa concede um salário mínimo por mês. Têm direito, pessoas a partir de 65 anos ou com deficiência (com qualquer idade), com renda per capita mensal da família igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo vigente.

 

 

 

Entre as atribuições da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, está o de promover o acesso a benefícios.

 

 

 

 

Entre eles o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é ofertado aos munícipes pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

 

 

O BPC é um amparo social de um salário mínimo, pago todo mês, sem o pagamento do décimo terceiro.

 

 

 

 

O benefício foi criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o pagamento é feito pelo governo federal com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que analisa os critérios e o pagamento do mesmo.

 

 

 

A secretária de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, Josiane Laborde Rauber, lembra que o benefício não é uma aposentadoria, desse modo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social (INSS).

 

 

 

 

“É importante esclarecer que o BPC não pode ser concedido ao cidadão que já recebe qualquer benefício previdenciário público ou privado, ou seja, o BPC não é acumulativo a aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros”, esclareceu Josiane.

 

 

 

 

 

Ela destacou que cerca de 735 rondonenses são beneficiados com o programa todos os meses.

 

 

 

Quem tem direito ao BPC?

 

 

 

Pessoas a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem renda per capita mensal da família igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo vigente.

 

 

 

Como solicitar o BPC?

 

 

 

O encaminhamento do benefício é gratuito.

 

 

 

 

O interessado precisa procurar o CRAS, munido dos documentos de quem reside na casa, comprovantes de renda (se tiver) e comprovante de residência para realizar o encaminhamento.

 

 

 

Mais informações podem ser solicitadas no Centro de Referência de Assistência Social, situado na rua Espírito Santo, nº 888, ao lado da Copel, ou através dos telefones 3254-1847 ou 99124-5707.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!