Câmara de Toledo lamenta morte do maestro Darcysio Fritsch

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou o falecimento do maestro Darcysio Fritsch, homenageado pelo Município de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 2002 "pela contribuição ao desenvolvimento e integração dos segmentos culturais toledanos".

Bisognin destaca que Darcysio Fritsch doou a maior parte de suas horas à comunidade, destacando que isto precisa ser reconhecido e valorizado.

A homenagem aprovada pela Câmara de Toledo foi proposta pela Mesa Diretora através do Projeto de Lei n° 97/2002, cuja justificativa resgata parte da trajetória do maestro. Nascido em Selbach, RS, há 82 anos, Darcysio Fritsch estudou entre 1952 e 58 no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, SP, e graduou-se em Geografia pela Faculdade de Guarapuava, pós-graduando-se em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS, em Porto Alegre. Após atuar como professor primário em Selbach de 1961 a 64, veio para Toledo, onde foi professor no Seminário Verbo Divino de 1964 a 67, numa trajetória no magistério que incluiu a rede estadual de Toledo de primeiro e segundo graus de 1966 a 94, além da antiga Facitol e o Incomar, de 1974 a 79. Na área musical lecionou no Conservatório Municipal de Música nas disciplinas de estrutura musical, solfejo, rítmica e harmonia, além de atuar no Núcleo Regional de Educação entre 1980 e 1994.

Iniciou a atuação como regente de corais no Coral da Igreja de Bela Vistade 1961 a 64, em Selbach, assumindo no mesmo ano em Toledo como harmonista e pianista no Coral Cristo Rei, funções que exerceu até 1967, quando passou a regente, onde atuou até 2002. Como regente atuou também no Coral Ítalo-Brasileiro de Toledo, no Coral da Telepar, em Cascavel; sendo ainda regente-fundador dos corais da Copel de Toledo e Cascavel. Darcysio Fritsch também integrou a Banda Lira Antiga e regeu corais infantis das escolas Santos Dumont, Borges de Medeiros e André Zênere, além dos corais do Piá Ambiental, da Casa da Cultura e Programa Formando Cidadão e integrou a Banda Municipal de Toledo. Foi fundador da Federação dos Corais Amadores do Paraná em 1984, em Cascavel, sendo ainda autor de diferentes arranjos musicais para coral e banda, entre outras atividades, que incluíram a responsabilidade pela documentação escolar do Núcleo Regional de Educação de Toledo entre os anos de 1980 e 94. Darcysio Fritsch também foi pioneiro no ensino do handebol em Toledo, trazendo ao município as primeiras duas bolas da modalidade no Colégio Estadual Dario Vellozo, em 1970.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!