Conselheiros tutelares recebem novas técnicas de operacionalização do Sipia

A Secretaria de Assistência Social promoveu nos dias 13 e 14 de abril, uma capacitação para o colegiado do Conselho Tutelar, com foco na operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia).

 

 

 

 

Foram 16 horas de instrumentalização prática, aplicadas pelo técnico Rodrigo Martins Lopes, que já atuou como conselheiro tutelar e possui certificação técnica de operação do sistema.

 

 

 

O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informação, fundamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sua abrangência é nacional. 

 

 

Conforme o técnico, o sistema possibilita a mais correta leitura da queixa, ou situação da criança ou adolescente, por parte do Conselho Tutelar, na intenção de encaminhar a aplicação da medida mais adequada, para sanar a possível situação de violação de direito em que se encontra a criança ou adolescente e sua família, além de subsidiar as demais instâncias - Conselhos de Direitos e autoridades competentes - na formulação e gestão de políticas de atendimento deste público prioritário.

 

 

 

Ainda, segundo ele, o sistema facilita o registro das informações, agiliza o processo decisório, e se constitui numa importante ferramenta para gerar dados estatísticos, com informações que possibilitam um diagnóstico real da situação e das características de violação dos direitos da criança e do adolescente no município.

 

 

 

 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider, o Sipia é um poderoso instrumento de capacitação e o treinamento contemplou uma demanda muito solicitada pelos membros do conselho tutelar para o adequado funcionamento deste equipamento.

 

 

 

 

“Ele facilita o trabalho e os encaminhamentos junto à rede de proteção da criança e do adolescente”, completa. 

 

 

 

A operacionalização do Sipia, é de exclusiva competência e responsabilidade dos Conselhos Tutelares e não pode ser delegada a outros funcionários.

 

 

 

Foto Arlete Schneider - Arlete Gross Schneider: “O Sipia é um poderoso instrumento de capacitação.

 

 

 

 

Ele facilita o trabalho e os encaminhamentos junto à rede de proteção da criança e do adolescente”

 

 

 

Fotos Conselho tutelar - Capacitação para o colegiado do Conselho Tutelar, com foco na operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia).

Fotos



Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!