Foto: Valdenir Daniel Cavalheiro/AEN-PR

Copel firma convênio de cooperação técnica com estatal do Paraguai

A Copel firmou um convênio de cooperação técnica com a Ande (Administração Nacional de Eletricidade), empresa estatal do ramo de energia do Paraguai, para trocar experiências e conhecimento nas áreas de distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia. O acordo foi assinado na segunda-feira (12), em reunião virtual realizada com diretores das duas empresas.

"Copel e Ande são empresas vizinhas que desenvolveram um relacionamento profícuo de cooperação desde a década de 60", explica o presidente da Copel, Daniel Slaviero. "Com o convênio, vamos fortalecer esse relacionamento, proporcionar intercâmbio de know-how técnico e contribuir para o desenvolvimento de ambas as empresas. Ganham o Paraná e o Paraguai".

Pelo convênio, as duas empresas vão compartilhar informações e experiências técnicas, fomentar a capacitação de profissionais e estudar novas tecnologias e possibilidades nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia. Além do convênio geral, foram assinados acordos de cooperação técnica para o futuro.

A Ande é uma empresa pública do Paraguai que opera o sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como a geração de energia do país. Possui cerca de 5 mil empregados e atende a 1,6 milhão de clientes em todo o território do Paraguai

Copel e Ande possuem um histórico de cooperação que começou em 1969. Além da colaboração técnica, as empresas estão fisicamente conectadas: uma linha de 138 kV interconecta à subestação Acaray, em Cidade do Leste, com a subestação de Foz do Iguaçu, da Copel.

Com informação AEN-PR

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!